O técnico Zé Ricardo concedeu uma entrevista coletiva após a vitória por 4 a 2 diante do Volta Redonda. O comandante vascaíno falou sobre a estreia da equipe no Campeonato Carioca, elogiou o trabalho feito pela equipe adversária e revelou o que disse aos atletas antes da bola rolar.
“Acho que toda equipe que estreia numa competição, numa temporada, tem também uma margem de crescimento. A gente acredita também que possa aumentar essa margem de crescimento. Hoje tivemos uma partida muito difícil. Volta Redonda faz um dos melhores trabalhos, depois das quatro equipes grandes. Muito difícil jogar aqui. Lembrar que o Volta Redonda já vem trabalhando desde o dia 25 de novembro. Conseguiu fazer seis amistosos nesse período, e a gente conseguiu fazer apenas dois. Com isso, já era esperado que nós não apresentássemos 100% do nosso rendimento e daquilo que a gente acredita. Mas o que eu falei para eles antes do jogo era que a gente tinha que procurar fazer o máximo daquilo que trabalhamos. Se a gente fizesse isso, seríamos competentes para conseguir um bom resultado.
Zé Ricardo voltou a analisar o confronto e revelou qual o principal ponto positivo da equipe nessa estreia. O técnico avaliou que mesmo após o segundo gol adversário, o Vasco conseguiu controlar bem a partida e voltar de Volta Redonda com os três pontos.
“Fizemos um primeiro tempo que já era esperado o Volta Redonda pressionar a gente, exatamente por essa diferença de preparação e jogando em casa. A equipe tem muitos comportamentos ofensivos interessantes, e certamente passar daquele momento de pressão, e se assentar no jogo foi acho que o ponto principal da nossa equipe. Depois, na volta do segundo tempo, o quarto gol acabou nos dando tranquilidade. Apesar da gente tomar o segundo gol, acho que a experiência de alguns jogadores ajudaram a controlar a partida e levar os três pontos na primeira rodada”. analisou Zé.
O comandante vascaíno avaliou positivamente a estreia do Cruzmaltino no Campeonato Carioca. Zé Ricardo disse que já sabia do risco de perder alguns jogadores por cansaço no decorrer da partida e falou sobre a retomada de confiança de alguns jovens atletas. Antes de finalizar, o treinador avaliou como positiva as transições ofensivas da equipe.
“Acho que algumas coisas nós conseguimos aplicar, mas até pela pressão da estreia, pelo tempo pequeno que nós tivemos, pela questão da confiança de alguns jogadores que estão vestindo a camisa do Vasco pela primeira vez, que é muito pesada, sabíamos que uns iam sentir mais que outros. Muito disso acaba influenciando.”
Por Breno Prata – São Januário
Foto: Rafael Ribeiro/Vasco