Teresópolis terá o primeiro festival gastronômico da colonização inglesa neste mês de julho. O evento começa nesta sexta-feira (6) e vai até o dia 29, com a participação de 21 estabelecimentos.
O tema está relacionado a presença dos ingleses na cidade no início do século 19, quando subiam a Serra para fugir do verão do Rio de Janeiro. Para os organizadores, o inglês George March foi quem deu início a essa tradição e, por este motivo, é considerado pelos historiadores, como o colonizador de Teresópolis.
O festival foi incluído no calendário oficial da cidade e é uma iniciativa do Polo Teresópolis – Gastronomia, Cultura e Turismo, integrante do Programa Sebrae na Mesa.
Segundo o Sebrae, os restaurantes vão preparar pratos inéditos de origem inglesa com o toque, o sabor e o charme da Região Serrana e uma história para contar sobre a cidade e suas curiosidades sempre em torno da presença dos ingleses.
Além das tradicionais degustações, servidas em mesas montadas em diferentes pontos da cidade, o evento também terá exposições e shows sobre a origem inglesa e sua influência nos costumes da cidade.
“O polo Teresópolis resgata com orgulho a vocação de Teresópolis para contar a história dos ingleses que escolheram a cidade para criar comida de verdade e receber bem”, disse uma das empresárias do Polo, Elizabeth Mazzi.
Segundo a analista do Sebrae do Rio, Maria Cristina Andriolo, o Sebrae na Mesa propõe um planejamento anual de eventos em períodos sazonais ou feriados comemorativos, tendo como premissa estruturar um ciclo de festivais que consolidarão a gastronomia local.
No ano passado, o Sebrae, em parceria com o Polo, realizou o Festival Terê de Páscoa, que reuniu 10 estabelecimentos especializados em sobremesas de chocolate.
Fonte: G1