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Teresópolis sedia Seminário Regional do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Com o tema ‘As vozes dos municípios no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)’, acontece em Teresópolis nestas quinta (19) e sexta (20), o VIII Seminário do PNAIC/RJ na Região Serrana. O local é o salão nobre do Clube Comary (Av. Hercílio Ferreira dos Santos, nº 97, na Granja Comary). Fazem parte da programação palestras, mesas redondas e painéis de discussão.

 Direcionado a professores do 1º ano ao 3º ano do Ensino Fundamental e aos Orientadores Pedagógicos, o seminário reunirá representantes dos 12 municípios da Região Serrana que aderiram ao PNAIC/UFRJ-2019: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

 A realização é da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), juntamente com o Comitê Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Estado do Rio de Janeiro, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RJ).

 Atualmente, Teresópolis tem 5.167 alunos de 6 a 8 anos matriculados na rede municipal de ensino.

Confira a programação:

Quinta-feira, 19 de setembro

  • 8h, Credenciamento e coffee break
  • 9h30, Mesa de Abertura: Comitê Gestor Estadual para Alfabetização e Letramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Rio de Janeiro
  • 10h, Conferência: “Eu não tenho método”: Repensando conceitos para alfabetização
  • 12h, Intervalo do almoço
  • 14h, Painel de discussão: A valorização da voz docente: O acompanhamento pedagógico como processo avaliativo no estado do Rio de Janeiro
  • 15h, Mesa Redonda: Os processos educacionais na Educação Inclusiva
  • 16h30, Avaliação e confraternização

Sexta-feira, 20 de setembro

  • 8h, Credenciamento e coffee break
  • 9h, Palestra: Educação Infantil e a Alfabetização: concepções e práticas em debate
  • 10h30, Painel de discussão: “Há muitas histórias para se contar”: a troca de experiência como construção coletiva
  • 12h, Intervalo do almoço
  • 14h, Atividade cultural
  • 14h30, Mesa redonda: Avaliação e aprendizagem: entre o pensar e o fazer
  • 16h30, Avaliação e confraternização

Fonte: PMT

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