Implantação da Cinoterapia pela Guarda Municipal
A Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis iniciou o projeto de implantação da Cinoterapia na cidade.
O objetivo é utilizar cães como coterapeutas em sessões de tratamento em asilos ou ambientes hospitalares para interagir com idosos e crianças. O projeto foi lançado oficialmente na manhã desta segunda, no Teatro Municipal.
A Mansão dos Velhinhos, em Pimenteiras, foi o primeiro local a receber o projeto. Para a coordenadora Lorraine Achou, o projeto vai trazer inúmeros benefícios para os 51 idosos que estão na Mansão. “É uma iniciativa muito legal pois, aqui dentro, nossos velhinhos nunca tiveram esse contato com animais. Com isso, eles vão ter ter sentimentos novos e manter contato toda semana com esses cães”, disse.
O projeto nasceu através da Guarda Civil Municipal, que conta com a equipe K9 de patrulhamento canino nas praças, escolas e locais públicos, além de auxiliar as forças de segurança em detecção de drogas. “Através da troca de experiência com outros canis, resolvemos ampliar a ação da Companhia de Cães com a implantação da Cinoterapia. Pegamos o modelo da Guarda de Petrópolis e adaptamos para a nossa realidade”, disse Gil Wellington.
A ideia do projeto é oferecer visitas semanais às instituições com quatros cães das raças Pastor Alemão, Pastor Holandês e Pastor Malinois. “Eles são cães muito dóceis e de fácil interação com as pessoas. É um começo pequeno mas acreditamos que essa prática vai crescer para oferecer bem estar e melhor qualidade de vida para todos da cidade”, concluiu Gil Wellington.
Sobre Cinoterapia
Cino é cão em grego, e Cinoterapia nada mais é que tratamento com cães. Esse tipo de terapia apresenta uma série de variações e pode ser conhecida por diferentes nomenclaturas, tais como Terapia Assistida por Animais (TAA), Pet terapia, Terapia Facilitada por Cães (TFC), Terapia Facilitada por Animais (TFA), Zooterapia e Fisioterapia Assistida por Animais (FAA).
A origem dessa técnica é antiga. A Cinoterapia surgiu no século XVIII, na Inglaterra, com o objetivo de contribuir para o tratamento de pessoas com doenças mentais. Dessa experiência, observou-se que o convívio com os cães trouxe benefícios psicológicos, sociais e pedagógicos para esses pacientes.
Fonte: Portal Terê com informações da AsCom PMT