Notícias

SUS garante tratamento de hemodiálise para pacientes que estiverem viajando

No ano passado, até setembro, foram registrados 10,9 milhões de procedimentos pela rede pública

Uma nova medida do Ministério da Saúde vai beneficiar os pacientes que necessitam de hemodiálise e precisam fazer o tratamento fora da cidade de onde vivem. A partir da criação da rubrica “Identificação de paciente sob tratamento dialítico em trânsito”, as pessoas poderão continuar o procedimento normalmente, com garantia de pagamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, a medida deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. O Governo do Brasil tem investido nos tratamentos nefrológicos, liberando recursos para garantir e aumentar os serviços e atendimentos em todo o Brasil. No início de 2017, a pasta liberou R$ 197 milhões para custear tratamentos nefrológicos no País, beneficiando pacientes renais crônicos que necessitam de tratamento contínuo e dependem do SUS.

Balanço

Atualmente, cerca de 100 mil doentes renais crônicos precisam de tratamento de Terapia Renal Substitutiva no País, sendo 85% deles assistidos exclusivamente pelo SUS. Os principais fatores de risco para a doença renal crônica são a diabetes e a hipertensão, ambas cuidadas na Atenção Básica. Entre 2010 e 2016, o aumento na rede assistencial foi de 26%, passando de 11,3 milhões de procedimentos para 14,2 milhões.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top