A Secretaria de Saúde de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, informou neste último domingo (1º) que investiga um caso suspeito de coronavírus. A paciente é uma mulher de 32 anos que retornou de uma viagem à Itália.
Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
Os números divulgados pelas secretarias estaduais, municipais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Segundo a Prefeitura, o município foi notificado no sábado (29) pelo Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano.
Ainda de acordo com o município, a paciente apresentava como sintomas mal-estar, coriza e febre.
“No atendimento, foram adotadas todas as medidas de precaução e colhidos exames que já foram enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, para análise específica de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde, que poderá descartar ou confirmar o diagnóstico”, informou a Prefeitura em nota.
O município informou ainda que a paciente encontra-se em isolamento doméstico, sem contato com outras pessoas e com atualização de quadro clínico a cada seis horas.
No domingo, ela estava bem, sem febre e com sinais de resfriado comum.
Casos suspeitos no estado
O caso investigado pela Secretaria de Saúde de Teresópolis não entrou na última lista de casos suspeitos do estado.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou um boletim no fim da tarde desta sexta-feira (28) com o número de casos considerados suspeitos e que estão sendo acompanhados pelo governo estadual. São 17 casos suspeitos.
Os casos são investigados nas seguintes cidades:
- Rio de Janeiro: oito suspeitas, sendo seis residentes e dois estrangeiros
- Niterói: três suspeitas
- Maricá: uma suspeita
- Macaé: uma suspeita
- Nova Friburgo: uma suspeita
- Resende: uma suspeita
- Nova Iguaçu: uma suspeita com paciente estrangeiro
Fonte: G1