Uma série de queimadas está destruindo áreas de vegetação em cidades da Região Serrana do Rio.
Pelo menos nove municípios registraram incêndios florestais ao longo do dia: Bom Jardim, Teresópolis, Carmo, Cantagalo, Petrópolis, Sumidouro, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena e São José do Vale do Rio Preto.
Em Teresópolis, o Corpo de Bombeiros informou que registrou focos de incêndio em 12 pontos. Destes, oito foram extintos ao longo do dia e quatro continuam em andamento.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Fábio Gonçalves, os pontos mais críticos são nas localidades de Mulher de Pedra, Imbiú, Cemitério, Vargem Grande e Campo Limpo.
“Alguns locais estão próximos a casas e outros são de difícil acesso o que impossibilita o combate às chamas por terra”, disse Fábio.
Ainda segundo o comandante, 55 militares, 13 viaturas e uma aeronave atuam nas ocorrências nesta quarta.
O quartel de Teresópolis também está apoiando o combate nas cidades de Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. Os bombeiros chegaram a solicitar apoio do quartel de Petrópolis.
Já em Nova Friburgo, o fogo atinge um dos picos mais altos do Estado do Rio de Janeiro, que é o Pico do Caledônia. Segundo os bombeiros, o incêndio já dura mais de 20 horas.
Na tarde desta quarta-feira, dez bombeiros atuam no combate por terra, quatro estão na aeronave e outros seis guarda-parques apoiam a operação.
Além do desafio do fogo estar atingindo uma área de difícil acesso em meio a uma área rochosa, o comandante, Thiago Alecrim, disse que ainda existem os desafios da alta temperatura e dos ventos, que dificultam o combate.
As queimadas também atingem áreas de vegetação em diversos pontos de Petrópolis. Bombeiros atuam no combate aos incêndios desde o início da tarde desta quarta-feira.
Segundo os militares, ainda estão sendo combatidos focos na Estrada União e Indústria, na altura do distrito de Pedro do Rio; e no Parque Santa Maria, na localidade de Santa Mônica.
No início da tarde, os bombeiros também foram mobilizados para um incêndio em vegetação no bairro Provisória. A ação de combate durou uma hora.
De acordo com os militares, o fogo destruiu no local uma área de um 1,5 metros quadrados.
Em São José do Vale do Rio Preto, a Defesa Civil informou que registrou cinco focos de incêndios florestais nesta quarta.
O secretário de Defesa Civil, Rômulo Bulhões disse que está monitorando a situação no bairro Contendas.
“O fogo não tem como apagar, a mata fechada, muito alta, muita labareda e a gente está perto das casas com caminhão-pipa para poder resfriar… A gente está aqui de plantão tomando conta aqui”, disse Rômulo.
Fonte: G1