Notícias

Queimadas destroem áreas de vegetação em 9 cidades da Serra do RJ

Uma série de queimadas está destruindo áreas de vegetação em cidades da Região Serrana do Rio.

Pelo menos nove municípios registraram incêndios florestais ao longo do dia: Bom Jardim, Teresópolis, Carmo, Cantagalo, Petrópolis, Sumidouro, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena e São José do Vale do Rio Preto.

Em Teresópolis, o Corpo de Bombeiros informou que registrou focos de incêndio em 12 pontos. Destes, oito foram extintos ao longo do dia e quatro continuam em andamento.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Fábio Gonçalves, os pontos mais críticos são nas localidades de Mulher de Pedra, Imbiú, Cemitério, Vargem Grande e Campo Limpo.

“Alguns locais estão próximos a casas e outros são de difícil acesso o que impossibilita o combate às chamas por terra”, disse Fábio.

Ainda segundo o comandante, 55 militares, 13 viaturas e uma aeronave atuam nas ocorrências nesta quarta.

O quartel de Teresópolis também está apoiando o combate nas cidades de Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. Os bombeiros chegaram a solicitar apoio do quartel de Petrópolis.

Já em Nova Friburgo, o fogo atinge um dos picos mais altos do Estado do Rio de Janeiro, que é o Pico do Caledônia. Segundo os bombeiros, o incêndio já dura mais de 20 horas.

Na tarde desta quarta-feira, dez bombeiros atuam no combate por terra, quatro estão na aeronave e outros seis guarda-parques apoiam a operação.

Além do desafio do fogo estar atingindo uma área de difícil acesso em meio a uma área rochosa, o comandante, Thiago Alecrim, disse que ainda existem os desafios da alta temperatura e dos ventos, que dificultam o combate.

As queimadas também atingem áreas de vegetação em diversos pontos de Petrópolis. Bombeiros atuam no combate aos incêndios desde o início da tarde desta quarta-feira.

Segundo os militares, ainda estão sendo combatidos focos na Estrada União e Indústria, na altura do distrito de Pedro do Rio; e no Parque Santa Maria, na localidade de Santa Mônica.

No início da tarde, os bombeiros também foram mobilizados para um incêndio em vegetação no bairro Provisória. A ação de combate durou uma hora.

De acordo com os militares, o fogo destruiu no local uma área de um 1,5 metros quadrados.

Em São José do Vale do Rio Preto, a Defesa Civil informou que registrou cinco focos de incêndios florestais nesta quarta.

O secretário de Defesa Civil, Rômulo Bulhões disse que está monitorando a situação no bairro Contendas.

“O fogo não tem como apagar, a mata fechada, muito alta, muita labareda e a gente está perto das casas com caminhão-pipa para poder resfriar… A gente está aqui de plantão tomando conta aqui”, disse Rômulo.

Fonte: G1


Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top