Cerca de 500 visitantes prestigiaram atividades culturais variadas durante a 17ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis. A temporada aconteceu de 13 a 19 de maio na Casa da Memória Arthur Dalmasso, unidade da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Várzea.
Entre as atrações, shows musicais, visita mediada, teatro, exposição, palestra e o tour ‘Circuito de Museus’, tudo seguindo o tema ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’.
Realização do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), a Semana Nacional de Museus acontece para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Nesta edição, teve a participação de 1.114 instituições de cultura no Brasil.
Atrações
A exposição ‘Tradições Teresopolitanas’ levou ao público realizações culturais como a Folia de Reis, o Projeto Cultura de Raiz, o Festival de Cinema e a Feirinha do Alto. O Grupo Pirueta Arte e Cultura apresentou espetáculo enaltecendo os contos populares, lendas e canções do rico folclore brasileiro.
Palestra ministrada pelo historiador Ronaldo Sávio Paes Alves propôs uma reflexão a respeito da importância das tradições e do poder que elas têm de unir pessoas através de um símbolo a ela enraigado.
Ainda foram realizadas duas apresentações musicais. A primeira por músicos da Escola de Música Villa-Lobos – Polo Teresópolis, com diversos chorinhos interpretados com violões, saxofones, violino, violoncelo, piano, baixo e voz.
A segunda apresentação foi a do Coral Infantil da Escola George March, no domingo (19), encerrando o evento. Regido por Célia Seabra, o Coral encantou o público com músicas tradicionais brasileiras e estrangeiras. O espetáculo teve acompanhamento do violonista Geremias Cruz e do violinista Giordano Marrelli, professores do Polo Teresópolis da Escola de Música Villa- Lobos.
Fonte: PMT