Cidades da Região Serrana do Rio estão em estado de atenção e alerta devido à previsão de chuva para esta terça (9) e quarta-feira (10). Em Petrópolis, chove ininterruptamente desde a noite de segunda-feira (8). Nenhuma ocorrência foi registrada na cidade até o momento, segundo a Defesa Civil.
O órgão informou que o maior índice de chuva foi registrado foi no bairro Vila Felipe, com 41 mm, nas últimas 24 horas. No mesmo período, choveu 40 mm no Dr. Thouzet.
Em Nova Friburgo, a Defesa Civil disse na tarde desta terça-feira (9) que decretou o estado de atenção como medida preventiva. A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada. Também não foram registradas ocorrências no município.
Já em Teresópolis, a Defesa Civil informou que está em estágio de alerta. De acordo com o órgão, em caso de perigo, a população será informada por meio de redes sociais, mensagens de texto, aplicativo Alertas DCT e, se necessário, pelos alto-falantes das sirenes do Sistema de Alerta.
Previsão de mais chuva
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a chuva deve continuar nesta quarta-feira (9) em todas as cidades da Região Serrana.
A mínima será de 18ºC e a máxima não deve passar dos 25ºC em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
De acordo com o meteorologista, Olívio Bahia, a previsão é de que a chuva que atingiu a capital do Rio de Janeiro provocando mortes, se desloque para a região Norte do Estado e para o Espírito Santo, mas em menor intensidade.
Segundo Olívio, a previsão é que chova entre 60 e 80 mm em alguns pontos do Norte Fluminense.
Ele explicou ainda que existe um canal de umidade, chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formando na região nesta quarta-feira (9).
Fonte: G1