Iniciativa representa respeito ao meio ambiente, preservação da natureza e fonte de trabalho e renda para os catadores filiados à associação
Programa Municipal de Coleta Seletiva de Teresópolis, o ‘Recicla Terê’ – Recicle, Reduza, Reutilize, é voltado para a proteção do meio ambiente e geração de trabalho e renda para os catadores filiados à Associação dos Catadores de Teresópolis. O programa tem obtido grande adesão dos moradores das áreas abrangidas, o que possibilitou a ampliação da iniciativa. A Prefeitura expandiu o número de bairros atendidos pelo ‘Recicla Terê’, que passou de 14 para 31, com rotas do caminhão de coleta, o que representa crescimento de 102%.
Em 2020, eram 11 locais com ecopontos para descarte do material reciclável e atualmente são 18. No início do programa, eram vendidas, mensalmente, 7 toneladas de material reciclável e hoje são 12 toneladas. Além disso, houve aumento do número de catadores incluídos no programa, de 6 para 10, com a meta de chegar a 20, e a renda média mensal de cada um deles subiu de R$ 715 para R$ 1.100.
Os novos bairros atendidos são Meudon, Caleme, Araras, N. Srª. de Fátima, Prata dos Aredes, Canoas, Pimenteiras, Quebra Frascos e Taumaturgo. Novos ecopontos foram instalados na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima; na Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra), São Pedro; Praça de Pimenteiras (próximo ao 16º GBM/Corpo de Bombeiros); Quebra Frascos (Entrada do bairro); e na AMAVALE (Associação dos Moradores e Amigos do Vale dos Agriões de Dentro e de Fora). Em anexo, lista completa dos bairros atendidos.
Recicla Terê – Recicle, Reduza, Reutilize
O Programa Municipal de Coleta Seletiva de Teresópolis – ‘Recicla Terê’, teve reinício no dia 1º de julho de 2020 com uma nova estrutura composta por um galpão próprio e exclusivo para os trabalhos de coleta seletiva, equipamentos novos, como esteira de triagem, prensas, empilhadeira, carrinhos de coleta e de transporte, ecopontos, uniformes e EPIs, além de um caminhão próprio e exclusivo para a coleta seletiva, adquirido devido ao município fazer parte do Programa de Coleta Seletiva Solidária da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).
Com o foco no trabalho solidário, a Secretaria de Meio Ambiente organizou um grupo de catadores de materiais recicláveis de Teresópolis, e os reuniu em uma associação de catadores, sendo a eles cedida toda estrutura montada para a implantação da coleta seletiva na cidade.
A coleta seletiva começou atendendo 14 bairros de Teresópolis, tanto no sistema de coleta porta a porta, como pelo sistema de coleta por ecopontos, tendo iniciado com 11 pontos de entrega voluntária de fácil acesso a população, sendo também trabalhada nas duas formas de coleta, a educação ambiental, explicando como funciona o programa, quais tipos de material podem ser enviados e de que forma, já divulgando o dia da semana em que é realizada a coleta naquele respectivo ponto.
Aplicativo ‘Recicla Terê’
Graças a uma parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria M. de Meio Ambiente, com o curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Associação de Catadores de Teresópolis, foi criado, em novembro de 2020, o aplicativo do programa Recicla Terê. A ferramenta tem o objetivo principal de oferecer à população mais informações sobre a separação correta do lixo para facilitar e agilizar a coleta seletiva do município.
O app é de caráter informativo, contendo dados sobre os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), orgânicos, lixo eletrônico, pilhas e baterias e também não recicláveis. O usuário contará com a localização exata dos ecopontos que estão disponíveis na cidade e através do mapa, saber qual é o mais próximo da sua residência ou trabalho. As rotas do caminhão da coleta seletiva também estão disponíveis no aplicativo, com períodos do dia e bairros disponíveis. O aplicativo está disponível para sistema Android, basta digitar Recicla Terê na Play Store. O app está em processo de atualização para inclusão das novas rotas e dos novos ecopontos.