Neste fim de ano, Teresópolis volta no tempo e relembra um pouquinho da decoração de Natal que marcou época nos últimos três anos do governo do prefeito Roberto Petto. Naquela época, de 2006 a 2008, a cidade se encantou com o projeto comandado pela então primeira-dama Edna Petto, que transformava lixo em arte. Exemplo de criatividade, beleza e respeito ao meio ambiente, dois milhões de garrafas de plástico, que teriam o lixo, as encostas e os rios como destino, foram recolhidos por alunos das escolas públicas e particulares, e transformados em enfeites da ornamentação de Natal de Teresópolis. Dona Edna liderava uma grande equipe de voluntários, colaboradores e funcionários da Prefeitura no trabalho de reciclagem das garrafas, confecção das peças, montagem e instalação da decoração, que encantava moradores e atraía visitantes.
Agora, retomando o projeto das garrafas pet, dona Edna Petto resolve ajudar a cidade presenteando a Feirinha do Alto com a decoração de Natal. “Escolhi adotar a feirinha porque tenho enorme carinho e admiração por todos os amigos expositores, e sei da grande importância dela como ponto de atração para nós, moradores, e para todos que visitam Teresópolis. Por isso, esse foi o local escolhido por mim, com a autorização da Prefeitura”, justificou. Dona Edna Petto arcou com todas as despesas de material e infraestrutura para a montagem da decoração da feirinha. “Queria muito ter tido tempo maior para fazer mais e melhor. Mas, somos uma equipe pequenininha. E em 30 dias muito chuvosos e corridos, foi uma loucura produzir as peças confeccionadas com garrafas pet, já que parte do trabalho é feita ao ar livre. Mesmo assim, estou realmente muito feliz por poder voltar a contribuir com o Natal da nossa cidade”, explicou.
O trabalho foi iniciado no dia 30 de outubro e durante o período foram arrecadas 14 mil garrafas. “Com a ajuda de muitos amigos, conseguimos juntar toda essa quantidade de garrafas pet. As peças foram produzidas no quintal e na varanda da casa de outra amiga. Outros três amigos toparam embarcar comigo na maratona dos últimos 30 dias, se dedicando dia e noite para que pudéssemos fazer uma árvore de Natal de cinco metros de altura, casinha do Papai Noel, os bonecos de neve… Enfim, com eles não tem tempo ruim. Sou privilegiada, porque quem tem amigos, tem tudo”, disse ela, muito agradecida. Na execução do projeto, dona Edna contou com a colaboração e a experiência de Letu Gesualdi (funcionária da Prefeitura e atual coordenadora da Feirinha do Alto), Vítor Teixeira e Sonia Diniz, que trabalhavam com ela no galpão de Natal do governo Roberto Petto. “Venham visitar a nossa feirinha. Não está com o padrão que apresentávamos no governo do Petto. Eram outros tempos. Mas, podem ter certeza, fizemos tudo com muito amor! E desejamos, de coração, que todas as famílias de Teresópolis possam celebrar este Natal com espírito de solidariedade e união”, disse dona Edna, muito emocionada.