Dos 92 municípios fluminenses, 47 deles (51%) já foram habilitados com o alvará online, um recurso que agiliza o processo de abertura e legalização de empresas. Esse resultado acontece graças à parceria entre a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Até o fim de outubro, mais cinco municípios deverão estar habilitados: Araruama, Cambuci, Mangaratiba, Paulo de Frontin e Teresópolis, chegando a 56%.
Antes, os empresários tinham que comparecer às Inspetorias Regionais de Licenciamento e Fiscalização pessoalmente. Com o sistema informatizado, novos negócios podem surgir em um período de 24 horas ou de 48 horas.
– Acreditamos que esse procedimento vai continuar se expandindo. Outra modernização em operação, que está começando em Magé, é a declaração de dispensabilidade de licença ambiental – disse o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Velloso.
Essa declaração é feita junto ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente), e a avaliação é baseada no Código de Atividades Econômicas (CNAEs). Em cerca de 85% dos casos, os novos empreendimentos recebem a declaração, por não serem atividades que comprometam o meio ambiente, por exemplo, loja de roupas, papelaria, pequenas lanchonetes. Velloso acredita que, passada a fase de testes, a adesão dos municípios será grande.
– Ainda que esse empenho na descentralização e da desburocratização, que teve início no estado em 2015, demonstre bons resultados, a adesão cabe aos municípios. E a toda cidade que sinalize o desejo de utilizar esse sistema informatizado, a Jucerja garante a disponibilização do sistema e o treinamento aos servidores locais, sem qualquer ônus – disse Velloso.
Fonte: Governo do RJ