Dois lotes das marcas Huggies Max Clean (219/2019) e Baby Wipes (024/2019) de lenços umedecidos, tiveram a comercialização, distribuição e uso suspensos pela resolução 2.544/2019 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O recolhimento dos lotes foi voluntário e realizado pela fabricante dos produtos e detentora das duas marcas, a empresa Kimberly Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda.
O problema foi identificado pelo controle de qualidade da própria empresa, que o comunicou à Anvisa. Comunicada, a agência publicou a resolução na última sexta-feira (13).
A ação foi motivada por contaminação dos lotes referidos pela bactéria Enterobacter gergoviae . A Resolução 481/99 da Anvisa estabelece parâmetros de controle microbiológico para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Conforme os limites estabelecidos por essa norma, produtos para uso infantil devem ter ausência de coliformes totais ou fecais.
Segundo a empresa, a bactéria identificada não oferece riscos para pessoas saudáveis, mas pode causar infecções mais graves em pessoas que estejam com o sistema imunológico debilitado, como recém-nascidos.
Fonte: Economia – iG