O francês Marc Meslin, de 22 anos, resgatado após cinco dias perdido na Travessia Teresópolis-Petrópolis, na Região Serrana do Rio, voltou para a França no fim de semana.
O Consulado-Geral não informou se o jovem foi embora no sábado (11) ou no domingo (12), mas afirmou que ele esteve na sede do Corpo de Bombeiros, no Rio, para agradecer a operação de busca.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Marc esteve no local na sexta-feira (10) acompanhado do cônsul da França no Rio, Jean-Paul Guihaumé.
Ainda de acordo com os bombeiros, Marc estava com o pai e o irmão e destacou “a gentileza, a fraternidade e a paixão” dos profissionais e voluntários envolvidos no resgate.
Um grupo de bombeiros que atuou nas buscas e o comandante-geral da corporação, coronel Roberto Robadey, também participaram do encontro, junto com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj).
A operação para localizar o francês dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos envolveu cinco unidades operacionais (Grupamento de Teresópolis, de Petrópolis, do Alto da Boa Vista, de Magé e do Grupamento de Operações Aéreas), além de cães da corporação.
Relembre o caso
O estudante francês Marc Meslin foi encontrado com vida na tarde de terça-feira (7). De acordo com os bombeiros, ele estava na localidade do Vale da Morte e chegou a cair e se machucar. O jovem foi levado para o Hospital das Clíncias de Teresópolis (HCT) com várias escoriações pelo corpo, mas teve alta após ficar em observação.
O rapaz iniciou a trilha na quarta-feira (1°), sozinho, e fez contato na sexta (3) informando que havia se perdido na mata.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Teresópolis, Fábio Gonçalves, o primeiro contato com o francês foi feito às 7h15 e o último aconteceu às 11h de sexta. Desde então, cinco grupamentos do Corpo de Bombeiros atuaram para encontrar Marc.
O estudante de veterinária fazia estágio em uma clínica no bairro Grajaú, que terminou no dia 31 de julho e ficou um mês hospedado em uma casa em Vila Isabel (RJ). Ele disse que ia passear pelo Brasil, segundo a mulher que hospedou o jovem.
Fonte: G1