O Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, realizou uma operação na última sexta-feira (24), após identificar sete pontos de desmatamento em áreas de Mata Atlântica em Teresópolis, através de monitoramento por satélite. O proprietário de uma das áreas foi levado para a delegacia.
A operação faz parte do projeto “Olho no Verde”. As equipes percorreram áreas pelo ar e por terra e flagraram até construções já iniciadas.
Um dos terrenos que teve a vegetação extraída fica no alto do Parque Estadual dos Três Picos. Um dos agentes do Inea desceu da aeronave e instalou uma placa do Projeto Olho no Verde para identificar que a área está sendo monitorada.
Desde 2016, o projeto já identificou 6 mil hectares de desmatamento na Região Serrana. Essa área é equivalente a 6 mil campos de futebol. Quando uma área é cortada, as imagens de satélite registram o local em alta definição e quando o alerta de desmatamento é feito, o Inea monta uma operação para verificar as ocorrências.
A equipe também flagrou uma área desmatada próxima a um condomínio. Os responsáveis não foram encontrados no local.
Um dos coordenadores do projeto, Marcos Antônio da Costa Loureiro, explicou que as pessoas fogem quando veem o helicóptero e a equipe do Inea por terra impede que elas fujam.
E uma outra área, com o tamanho de aproximadamente 11 campos de futebol, os agentes encontraram um loteamento sendo aberto e até mesmo uma portaria. Essa área está próxima de um rio, que é uma Área de Proteção Permanente.
Até um lago artificial sendo construído foi flagrado pelo instituto.
Fonte: G1