Evento será realizado nesta quinta-feira (14/4) entre moradores já aprovados em etapas anteriores
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras, e a Caixa Econômica Federal sorteiam nesta quinta-feira (14/04), às 9h, 740 unidades habitacionais do Conjunto Ermitage, em Teresópolis, para vítimas das chuvas. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Pedro Raje Jahara (Pedrão) entre moradores já aprovados por critérios técnicos em etapas anteriores para decidir qual unidade cada beneficiado irá ocupar. As próximas fases serão: vistoria dos apartamentos pelos novos moradores, assinatura do contrato e entrega das chaves.
Para a segurança viária dos moradores, a Secretaria de Estado de Obras está construindo uma passagem subterrânea para pedestres sob a BR-116, em frente ao condomínio Ermitage. Com investimento de R$ 630.259,76, as intervenções estão previstas para serem finalizadas em junho. Parte dos acessos ao conjunto de moradias, que incluem ainda a construção de um viaduto, a passagem garantirá que a população possa atravessar a rodovia em segurança.
A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Até agora, já estão prontas 740 unidades habitacionais, distribuídas em 37 blocos. São os condomínios Azaléias, com 11 blocos e 220 apartamentos, Camélias, com 13 blocos e 260 unidades, e Hortências, também com 13 blocos e 260 apartamentos. No total, serão disponibilizadas 1,6 mil moradias, divididas em 80 blocos, cada um com 20 apartamentos e cinco andares. No terreno de 272,5 mil metros quadrados, haverá sete condomínios. Cada unidade tem 43 metros quadrados, composto por sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Os ambientes receberão revestimento no piso, inclusive nas paredes da cozinha e do banheiro.
Unidades habitacionais na Região Serrana
O Governo do Estado, em parceria com o federal, está construindo 4.522 unidades habitacionais para desabrigados pelas enchentes: 2.337 (1.857 já entregues) em Nova Friburgo, 1.600 mil em Teresópolis, 50 (já entregues) em Petrópolis, 153 em Areal, 222 em Bom Jardim, 150 em Sumidouro e 10 (já entregues) em São José do Vale do Rio Preto. A construção é feita através do Programa Minha Casa, Minha Vida e a montagem de casas modulares é de responsabilidade da Secretaria de Obras, com material doado por empresas de construção. Os apartamentos são entregues às vítimas das chuvas gratuitamente, sendo que a escritura definitiva do imóvel será concedida aos moradores em dez anos. A Caixa Econômica Federal lembra que não é permitido alugar ou vender o apartamento antes do recebimento da escritura.