Um novo golpe que circula pelo WhatsApp se aproveita da chegada da Páscoa, prometendo até R$ 800 para o usuário comprar chocolates. Segundo a empresa PSafe, especializada em segurança digital, pelo menos 300 mil pessoas já teriam sido enganadas pela falsa mensagem em menos de 24 horas.
Por meio da mensagem maliciosa, o usuário é levado a uma falsa página. Antes, porém, ele precisa responder corretamente a um questionário. Em uma das questões, por exemplo, o internauta deve dizer o que simboliza o coelho da Páscoa ou dizer que país comemora a data com guerra de ovos. A promessa dos golpistas é que após dar as respostas corretas, o interessado receberia um voucher pelo celular. Seguindo
Seguindo este passo a passo, no entanto, o usuário autoriza o envio de notificações de hackers em seu smartphone, o que coloca seus dados em risco, como informações sobre seu cartão de crédito.
Ainda de acordo com a PSafe, há golpes sendo aplicados também no Facebook. Neste caso, páginas falsas que imitam os perfis de grandes redes de varejo oferecem promoções enganosas.
Fonte: Extra