Administradores e auxiliares administrativos das unidades básicas de saúde participam de capacitação sobre o CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. A ação é mais uma etapa do processo de implantação do novo sistema de modernização e informatização da gestão da Saúde no município.
Criado pelo Ministério da Saúde, o CNES cadastra todos os estabelecimentos de saúde, hospitalares e ambulatoriais, das redes pública e privada no país, e mantém atualizados os bancos de dados nas bases locais e federal. O objetivo é subsidiar os gestores na implantação e implementação de políticas de saúde.
A proposta é modernizar e agilizar o tratamento dos pacientes, bem como diminuir custos para o município, aumentando os repasses federais. Toda a rede de informações estará interligada com as instituições de saúde do município. Atualmente, a saúde pública de Teresópolis não conta com um sistema integrado de informação; todas as marcações de consultas e exames são realizadas em papel.
Gradativamente, toda a rede de atenção básica, hospitais conveniados, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), serão contemplados. Deste modo, todos os centros de saúde pública de Teresópolis oferecerão um serviço mais ágil e prático.
Fonte: PMT