Geral

Deputada Célia Jordão quer Cartão Material Escolar para todos os alunos do RJ

Aprovada em primeira discussão, na Alerj, proposta facilitará a compra de materiais didáticos, qualificando o ensino e gerando emprego e renda aos municípios

A Alerj aprovou, nesta quinta-feira (29/02), em primeira discussão, o projeto de lei 746/2023, de autoria da deputada estadual Célia Jordão (PL), que cria o Cartão Material Escolar no Estado do Rio de Janeiro. Segundo a proposta, a concessão do material didático será realizada aos responsáveis legais dos alunos, uma vez por ano, por meio de auxílio financeiro via cartão de débito. Agora, a proposta será votada em segunda discussão no plenário.

“A experiência adquirida com a implantação desse benefício na rede municipal de ensino de Angra dos Reis mostrou que o Cartão é uma solução ágil e eficaz para garantir que os alunos tenham a liberdade de adquirir seus próprios materiais. Se for implementado em nível estadual, os próprios alunos terão autonomia para participar desse processo, movimentando o comércio local e gerando novos empregos e renda em seus municípios”, ressaltou a deputada.

No ano passado, Célia Jordão também protocolou projetos de lei que criam o Cartão Uniforme Escolar e o Cartão Material de Apoio Pedagógico para professores e pedagogos.

Segundo a proposta aprovada, a aquisição dos materiais somente poderá ser realizada em estabelecimentos comerciais dos municípios previamente credenciados. Pais ou responsáveis legais pelo aluno que utilizarem o benefício com outra finalidade estarão sujeitos a sanções administrativas, cíveis e criminais.

A Secretaria Estadual de Educação será o órgão responsável pela licitação, gestão e execução do Programa, ficando autorizada a promover parcerias com outras secretarias estaduais visando à realização de ações para concessão do benefício previsto na Lei.

Foto: Divulgação

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top