Moradores dos bairros Cascata do Imbuí, Posse, Córrego do Príncipe e região que possuem bois e cavalos receberam a visita das equipes da COPBEA – Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal, da fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal.
Na ação preventiva, os proprietários foram advertidos que os animais devem ser mantidos presos, para evitar que perambulem pelas ruas e causem acidentes de trânsito, colocando em risco a vida de condutores de veículos e de pedestres. Caso o problema persista, em breve, bovinos e eqüinos serão recolhidos e enviados para currais públicos fora do município.
“Existem vários proprietários notificados. Primeiro, eles tomam ciência da ação, depois são notificados. No caso de reincidência, são multados e o animal é apreendido”, relata Jackson Muci, coordenador da COPBEA.
Atualmente, a Prefeitura dá andamento a chamamento público para fazer convênio com currais públicos de apreensão.
“Nesta ação, estamos avisando os donos de animais de médio e de grande porte que eles estão infringindo a lei e poderão ter seus bois e cavalos apreendidos e enviados para os currais de apreensão de Itambi, em Itaboraí, e de Seropédica, em Itaguaí. Depois, eles terão que ir até esses locais, pagar taxas, multa e o transporte para reaver seu animal”, alertou Jackson Muci.
Morador da Posse e integrante da diretoria da Associação de Moradores do bairro, Adriano Ramires diz que é comum encontrar cavalos e vacas perambulando em via pública. “São vários animais, alguns maltratados, mas a maioria são bem tratados. A gente tenta descobrir quem são os proprietários. Espero que a Prefeitura reative o recolhimento de animais. É fácil falar dos animais soltos, mas cada um tem que fazer a sua parte”, disse o morador.
Criador de vários animais de médio e grande porte no Córrego do Príncipe, Luiz Marcelo Pereira ‘Brizola’ aprovou a ação preventiva. “Animal na rua tem mais é que recolher mesmo. Tem criador do Caleme que traz cavalo e solta aqui. É perigoso, pode causar acidente. Bicho meu na rua não tem”, finalizou.
Fonte: PMT