Geral

CEASA E CONAB APRESENTAM OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS AOS AGRICULTORES FAMILIARES

Produtores rurais e representantes de sindicatos e de cooperativas agrícolas de Teresópolis e de Nova Friburgo participaram da apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o encontro aconteceu na sexta (13), na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso.

 O programa oferece mais uma opção de comercialização para os agricultores familiares, pois adquire os produtos agrícolas a preço de mercado e doa para instituições assistenciais, através de Bancos de Alimentos e instituições assistenciais.

 Cadastro individual ou por associações

Pela Ceasa (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro), o PAA atende os produtores rurais de forma individual. O cadastro é feito anualmente, mediante a elaboração de projeto de venda. “Os agricultores preenchem um formulário e encaminham a documentação solicitada para que sua proposta seja cadastrada em 2020. Atualmente, temos 19 agricultores do município inscritos e nosso objetivo é aumentar a participação de Teresópolis no programa”, explicou Arthur Nemésio, coordenador estadual do PAA.

Pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Programa de Aquisição de Alimentos beneficia associações e cooperativas de agricultores com DAP jurídica e CNPJ ativos. “O sistema está aberto, basta acessar o site www.conab.gov.br, fazer a inscrição e enviar o projeto de venda pelo link do PAA. Quando o orçamento estiver disponível, provavelmente em 2020, a Conab fará a contratação. Os produtos são comprados e destinados a equipamentos públicos, como Bancos de Alimentos, Centros de Referência de Assistência Social e casas de passagem”, esclareceu Regina Santos, superintendente da Conab-RJ.

 A proposta do programa atende ao anseio dos produtores rurais, de vender sua produção a preço de mercado e para um comprador garantido. “É um sonho antigo da agricultura familiar de Teresópolis essa parceria: o produtor produz de acordo com uma demanda específica e vende a preço justo para um comprador certo”, pontuou Marcelo Montenário, presidente da Associação de Produtores Rurais de Vargem Grande.  

Fonte: PMT

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top