O futebol é a paixão nacional do país. E a grande maioria dos craques que ganharam destaque nacional e internacional saiu de comunidades carentes. Eles tiveram o primeiro contato com o esporte nas quadras dos bairros. Já o vôlei é a segunda modalidade mais amada no Brasil e também é iniciada em locais reservados para a prática esportiva. O esporte é, sem dúvida, uma válvula de escape para aqueles que sonham em conquistar algum lugar no pódio e mudar de vida. É utilizado, principalmente nos locais simples, como uma forma de tirar os jovens da criminalidade. Sem auxilio, muitos tem acesso a drogas e se prendem a marginalidade na infância – que acaba sendo justificada, embora não seja a única saída, pela falta de recursos ou de oportunidades. O problema é que ao longo dos anos, as quadras estão sendo abandonadas. E com isso, crianças e jovens crescem sem acesso ao lazer e ficam expostos a ociosidade. Nossa equipe esteve em alguns locais para acompanhar essa triste realidade. Um deles foi o barroso.
E a situação se repete na quinta lebrão. O bairro, que apresenta um grande número de habitantes, também carece de melhorias. No campinho principal o descaso é evidente. O mato cresceu ao redor e dentro da quadra também. Um usuário falou com a equipe.
As grades das quadra seguem rasgadas e com isso, sempre que tentam jogar, mesmo que o local não ofereça condições favoráveis, a bola caiu no rio, que fica ao lado. Além disso, os refletores teriam sido roubados e, por isso, evitam brincar quando escurece. Problemas semelhantes foram citados recentemente no perpétuo. A falta de incentivo é a principal reclamação em ambos os bairros e, por isso, moradores pedem ajuda para que os projetos sociais de incentivo ao esporte possam ser colocados em prática.