A Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, através do Projeto Escola no Parque, recebeu durante quatro dias deste mês de junho, os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Euclydes da Cunha, na Sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A visita contou com uma programação de atividades relacionadas à Observação de Aves.
O intuito foi sensibilizá-los sobre os principais motivos de conservação das aves e proporcionar um novo olhar sobre os ambientes e a fauna associada. Os estudantes puderam conhecer sobre o território do PNM Montanhas e sobre sua conexão com as demais Unidades de Conservação existentes na cidade de Teresópolis.
Após, acompanharam uma apresentação que contou com abordagens múltiplas e complementares focadas nos remanescentes de Mata Atlântica, na importância da criação de Unidades de Conservação e sobre as preocupações relacionadas ao tráfico e engaiolamento das aves. Puderam conhecer sobre as características e preferências das aves e seus ambientes, sendo que as espécies apresentadas são muito comuns de serem observadas na Sede Santa Rita do Parque Municipal.
Após o momento de contextualização dos assuntos, realizaram uma atividade guiada de observação na Trilha do Jacu, proporcionando muitas trocas e fotografias. Os estudantes registraram diferentes espécies de aves, elementos naturais e paisagens ao longo da trilha a partir do guiamento realizado pela Educadora Ambiental, Victória Canto.
“Foi fundamental levar os estudantes para conhecer o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, pois a grande maioria não conhecia este bem que é de todos nós. Por isso, a importância de fortalecer esse Projeto de Educação Ambiental, para que mais escolas tenham a mesma oportunidade de conhecer e replicar estes saberes. Inclusive, a nossa escola fará um painel com todas as fotos registradas e contaremos sobre as sensações e experiências vividas pelos alunos. Contaremos também sobre a história do Parque Natural Montanhas de Teresópolis. Será fundamental fazermos um novo encontro no 2º semestre para que o Parque venha até a escola, replicando este conhecimento para os demais estudantes”, disse Cristina Guarilha, diretora da unidade escolar.