O INEA intensificou as atividades do sistema de Alerta de Cheias tendo em vista o período de chuvas que se inicia no Rio de Janeiro.
O sistema, além de monitorar 113 estações hidrometeorológicas e dois radares meteorológicos, próprios e de última geração, agora conta com mais 25 estações conveniadas em todo o Estado. O sistema faz uso das informações de radares da Prefeitura do Rio de Janeiro e do centro de controle do CINDACTA I no Pico do Couto, que fica entre as cidades de Petrópolis e Miguel Pereira. O monitoramento também levanta imagens de satélite do sistema de detecção de descargas atmosféricas estações hidrometeorológicas e centenas de pluviômetros da Agência Nacional das Águas (ANA), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Sobre o sistema
A equipe do Alerta de Cheias trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana acompanhando a situação nas estações hidrometeorologicas e nos dois radares meteorológicos instalados em Guaratiba, e no município de Macaé. Os equipamentos alcançam todo o Estado e áreas de divisa com Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
O Sistema de Alerta de Cheias emite avisos às Defesas Civis Municipais quanto a iminência de chuvas intensas e o comportamento do nível dos rios monitorados, auxiliando na antecipação da mobilização de recursos e ações preventivas locais.
Todas as informações estão disponíveis no site: http//alertadecheias.rj.gov.br