Com atraso em relação a outros bancos, a CaixaEconômica Federal anunciou nesta segunda-feira, dia 16, um corte de 1,25 ponto percentual nos juros dos financiamentos da casa própria com recursos da poupança. A taxa caiu de 10,25% ao ano para 9% e abrange empréstimos enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que tem juros limitados a 12% ao ano. No caso do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), com recursos próprios do banco, o percentual passou de 11,25% para 10% ao ano. As novas condições entram em vigor nesta segunda-feira.
Estão enquadrados no SFH os imóveis residenciais de até R$ 800 mil, para todo o país, exceto para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, onde o limite é de R$ 950 mil. Os imóveis acima desses limites são enquadrados no SFI.
O banco também elevou de 50% para 70% a cota de financiamento do imóvel usado nas operações chamadas interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos).
Desde que o Banco Central (BC) começou a trajetória de queda na Selic (taxa de juros básica da economia), a Caixa, até então, manteve inalteradas as taxas do crédito imobiliário, ao contrário de outros concorrentes.
FONTE: Jornal Extra