Foram três apresentações no fim de semana, com entrada gratuita e transporte de graça, para um público estimado de 400 pessoas por encenação.
A VIA SACRA é um espetáculo produzido anualmente pelo INSTITUTO SABER, Oscip localizada no bairro Meudon, e é composto por seus alunos e alguns atores convidados, totalizando mais de setenta pessoas envolvidas. É um misto de emoção, cultura e fé, encenando os últimos momentos de Jesus Cristo na terra.
Esse ano, em cada dia, houve a participação de um convidado realizando a mensagem de abertura. Na sexta-feira, 23, o padre Andre Luiz, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Barra do Imbuí; no sábado, 24, pastor Adilson Freitas, da Igreja Batista da Barra; no domingo, 25, foi a vez do padre Fabiano, da Matriz de Santa Teresa.
O público presente as apresentações, interagiu, acompanhando os personagens de perto, vivenciando todos os detalhes do sofrimento do filho de Deus, em todo o percurso da Via Dolorosa. O evento contou com praça de alimentação, com as cantinas da Capela de Nossa Senhora da Paz, do Caleme, a da Fraternidade Arca de Maria e a Cantina do Naldo.
A realização do evento é da Mosaico Produções Artísticas, com patrocínio da Arbor Brasil, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
O evento também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresópolis; Green Fruit (Pelo fornecimento de lanches); Ultra Comunicação; SAF Assistencial; Viação Dedo de Deus; Rogério’s Buffet; Gráfica Formato 3; TV Cidade; TV Diário; TV Digital; Terê TV; Inter TV; Serralheria Bom Preço e do 30º Batalhão de Polícia Militar.
Última apresentação: A Via Sacra 2018 terá sua despedida nesta quinta-feira, dia 29/03, às 19 horas, na Praça Olímpica Luis de Camões, na Várzea. Mais uma vez o público terá a oportunidade de assistir a um belo espetáculo teatral, conferindo todo o talento dos artistas de Teresópolis, na interpretação da Paixão e Morte de Cristo.
Instituto Saber: A Oscip é uma iniciativa da Família Rodrigues, tendo à frente a matriarca família, a senhora Cleonice Rodrigues, e seu esposo, Mozart Rodrigues. A instituição atende os filhos e funcionários da Arbor Brasil, além de famílias do bairro Meudon – onde a instituição está instalada – e as comunidades do entorno: Coreia, Vale da Revolta e Jardim Meudon, com Ensino Fundamental I e II, Línguas, Música, Informática, Assistência Dentária e Artes Cênicas.