Beneficência Portuguesa vai implantar classificação de risco em seu pronto-socorro de pediatria
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresópolis informa que, a partir do dia 16 de junho, a urgência pediátrica no Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, passará a funcionar no sistema de plantão 24 horas. Atualmente, o serviço é realizado das 8h às 20h.
Outra novidade é a implantação, também em junho, da Classificação de Risco no Pronto-Socorro de Pediatria do Hospital Beneficência Portuguesa, unidade de saúde que atende pelo SUS. O sistema identificará o usuário que necessita de atendimento prioritário de acordo com sua gravidade clínica, priorizando os pacientes em estados mais críticos e reduzindo o tempo de espera daqueles que não se encontram graves.
Desde o mês de abril, as unidades de urgência e emergência públicas e privadas do município têm registrado um aumento considerável dos atendimentos pediátricos, como o SPA Dr. Eitel Abdallah, o Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, na zona rural, e o Pronto-socorro de Pediatria da Beneficência Portuguesa.
O número, que variava entre 750 e 950 pacientes por mês, triplicou e passou para expressivos 3.200 atendimentos mensais. Entre as causas estão o impacto das mudanças climáticas na saúde da população infantil, doenças sazonais, como a dengue, e as doenças respiratórias que acometem principalmente as crianças nos meses de outono e inverno.