Intensificada desde a última terça-feira (8), a Operação ‘Moto Legal’ é realizada em conjunto pela Guarda Civil Municipal (GCM) e o 30º Batalhão de Polícia Militar. Os agentes de segurança percorrem a cidade fiscalizando motocicletas com o sistema de descarga alterado ou sem placas. A ação acontece em dias e horários alternados para coibir essas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.
Balanço da ação mostra que das 37 motocicletas fiscalizadas até o momento, 9 eram conduzidas por pilotos sem habilitação e foram liberadas após a chegada de um condutor com a Carteira Nacional de Habilitação, conforme previsto em lei; 7 foram levadas para o Depósito Público Municipal por estarem com a intensidade dos canos de descarga acima do permitido em lei e 2 motos foram encaminhadas para o Depósito por estarem sem placa e os condutores não terem apresentado nota fiscal ou registro de ocorrência de perda do objeto.
A GCM trabalha com decibelímetro, equipamento calibrado para verificar se o nível de ruído emitido pelas motos está dentro do padrão determinado por lei.
Fotos: Bruno Nepomuceno