Unidades vão atender pacientes com sintomas identificados pelo aplicativo ‘Minha Saúde’, mediante agendamento
A Prefeitura de Teresópolis está implantando 4 centros de atendimento e testagem de pacientes com sintomas suspeitos identificados pela autoavaliação no aplicativo ‘Minha Saúde’, adotado pelo município para monitoramento de casos em potencial de contaminação por COVID-19. A capacidade de testagem dos centros de atendimento é de 80 testes por dia.
A partir desta sexta-feira, 19, começa a funcionar o centro de atendimento do imóvel na Rua Dr. Aleixo, 85, na Várzea, de segunda a sexta, de 8h às 18h. No 2º Distrito, o centro montado na Unidade Básica de Saúde de Água Quente funcionará às terças e quintas, de 8h às 18h. Já no 3º Distrito, a unidade foi montada na Capela Santa Rosa de Lima, no bairro Santa Rosa, com funcionamento nas segundas, quartas e sextas, também das 8h às 18h.
No Ginásio Pedrão, onde já funciona o centro de atendimento 24 horas, também serão feitos testes, no horário das 8h às 18h, seguindo o mesmo protocolo dos outros 3 centros de atendimento e testagem.
“De acordo com a autoavaliação que o paciente faz pelo aplicativo, a Secretaria de Saúde entra em contato, por telefone, para confirmar os sintomas suspeitos e, se for o caso, agendar o teste em um dos centros de atendimento e testagem mais perto de onde a pessoa mora”, explica Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.
Protocolo de atendimento:
- De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, para o atendimento nos centros de triagem têm prioridade: idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
- Paciente com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) é acolhido e avaliado, conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID-19 ao fazer a ficha na triagem. Após classificação, pode ser encaminhado para testagem.
- De acordo com a avaliação clínica, é definido se há a necessidade do isolamento domiciliar, encaminhamento para urgência e emergência (UPA 24 horas) e, nos casos mais graves, internação hospitalar através da regulação municipal. O município conta também com o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e Atenção Básica, como rede de apoio.
A iniciativa é parte integrante do Programa Estratégico de Testagem (PET), mais uma estratégia implantada pela Gestão Municipal e que tem o objetivo de identificar o percentual de teresopolitanos contaminados e com anticorpos para o vírus da Covid-19. Para isso, está em andamento processo licitatório para compra de até 50 mil testes rápidos. De acordo com a Secretaria de Saúde, até esta quinta-feira, 18, o município realizou 3.215 testes nas redes pública e privada, entre PCRs e testes rápidos.
O aplicativo está disponível, gratuitamente, nos sistemas https://play.google.com/store/apps/details?id=com.prontlife.saude.minha&hl=pt_BR e IOS, e permite realizar triagem, monitorar sintomas e estabelecer contato direto entre o cidadão e o serviço de saúde do município notificados pela autoavaliação no aplicativo ‘Minha Saúde’ adotado pelo município para monitoramento de casos em potencial de contaminação por COVID-19.