No próximo sábado (14), às 15h, acontece mais uma edição da Roda de Cultura, iniciativa realizada em parceria pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e o Projeto Ponto de Luz.
Nesta 3º edição, o evento se alinha com a agenda mundial pelo mês da mulher. A ideia é incentivar a participação da mulher no espaço Hip Hop, ainda protagonizado pelo masculino. Isso, ainda, com a inserção de segundo elemento: o Slam. Será muita poesia, reflexão, música, dança, ritmo, integração, diversão e amizade. A Secretária de Cultura, Cléo Jordão, considera o projeto fundamental para o fomento da diversidade cultural da cidade.
As Rodas de Cultura são eventos onde se reúnem todas as linguagens do movimento hip hop e da cultura urbana. O ponto alto é a disputa final das batalhas de rima dos MCs. As Rodas acontecem nas praças de todo Brasil. Os grupos das cidades e das comunidades competem em eliminatórias para as ligas estadual e nacional, onde ganha o MC autor da rima perfeita, a que mais impressionar o público, tudo isso no improviso e ao som do beat do rap.
Em Teresópolis, o cenário do hip hop cresce exponencialmente. A primeira edição da Roda de Cultura, em 15/02, reuniu mais de cem pessoas em torno de 16 batalhas de rima. A segunda, no dia 29/02 já introduziu o Break. O mestre de cerimônia e organizador da Roda de Cultura, membro do coletivo Ponto de Luz, Tiago Corrêa, comentou: “nós temos público e uma demanda muito grande de artistas. Não tínhamos era, até então, o espaço para realizar”. O evento tem, agora, endereço fixo para ocorrer: a Praça de Esportes Radicais, ao lado da Rodoviária.
Fonte: Assessoria de Comunicação