Teresópolis passou a integrar o programa federal ‘Saúde na Hora’. A Unidade de Saúde da Família do Meudon é a primeira a ser contemplada com a iniciativa. Os moradores do bairro e região têm atendimento, nos dias de semana, até às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.
No próximo dia 10, o programa, criado para ampliar o acesso da população a consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal, será lançado no posto de saúde da família do Rosário e, no dia 17, na unidade da Fonte Santa. A conquista integra a estratégia de ampliação da atenção básica no município e vai reforçar a prevenção da saúde e melhorar a oferta de serviços nas áreas de abrangência das unidades.
A subsecretária de Atenção Básica, Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, também destacou a importância ampliação do horário de atendimento. “O avanço com o ‘Saúde na Hora’ decorre do horário estendido, da possibilidade da população que trabalha essencialmente o dia todo, ter o atendimento mais duas horas, durante a semana, e aos sábados das 8h às 17h”.
Edneia destacou ainda que já houve impacto na redução dos atendimentos da UPA com o trabalho das unidades primárias. E que evitar que as pessoas adoeçam gravemente é o grande objetivo na atenção primária.
Fonte: PMT