Foi realizado na última quinta-feira (26), o segundo Sarau Histórico Cultural sobre a vida da Imperatriz Teresa Cristina. Desta vez com o tema ‘As Faces de Teresa’, o evento inaugurou a exposição, de mesmo nome, no hall da Prefeitura.
A iniciativa tem o objetivo de resgatar a memória de uma época que faz parte da história do município. Nesta edição, o intuito foi demonstrar as principais características da Imperatriz. A exposição “As Faces de Teresa” apresenta painéis que contam um pouco da vida de dona Teresa como mãe, esposa, arqueóloga, promotora cultural, imperatriz e mãe dos brasileiros.
No roteiro do espetáculo, música de qualidade com a Companhia Orquestral, que apresentou clássicos como Strauss, Paganini, Carlos Gomes e outros; dança com apresentações de valsa e do ballet da Casa de Cultura; e a tradicional performance da atriz Edinar Corradini, caracterizada de Teresa Cristina. Homenagens também foram feitas a dois grandes pesquisadores da história de Teresópolis: o médico Jorge Ferradeira e o jornalista Waldair Queiroz.
A cerimonialista Aline Quintão apresentou dados históricos e curiosidades sobre a vida da Imperatriz Teresa Cristina. “Dona Teresa era uma mulher, acima de tudo, culta e nesta mostra apresentamos seis faces da mulher que deu o nome à nossa cidade”, comentou Aline.
Teresa Cristina chegou ao Brasil há 176 anos, acompanhada por uma grande comitiva que reunia artistas, artesãos e intelectuais.
Fonte: PMT