O Mês da Leitura vai ter programação gratuita preparada especialmente para quem gosta do tema em Petrópolis e Nova Friburgo. Haverá contação de histórias, saraus, feiras de troca de livro, encontros e bate-papos em unidades do Sesc.
As atividades vão marcar o Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Nacional da Biblioteca, o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, comemorados nos dias 9, 18 e 23 de abril.
Confira a programação:
Sesc Nova Friburgo
- Dia 11 às 10h: Sessão de Histórias Monteiro Lobato
A narrativa é artística, com muita criatividade e jogo de improviso, onde os artistas interagem com o público por meio das personagens Emília e Visconde de Sabugosa. Adereços cênicos servem de apoio para brincar com o imaginário, assim como, os elementos sonoros que são introduzidos nas histórias contadas enriquecendo o ato narrativo.
Sesc Teresópolis
- Do dia 9 ao dia 13: Semana Literária
Série de atividades voltadas à arte da escrita, por meio de oficinas, jogos, encontros, debates e apresentações literárias. Também serão apresentados poemas, contos, pequenas histórias e lendas. Diversas atividades em torno do universo de Clarice Lispector, como por exemplo:
- No Pé do Ouvido (9/4 a 13/4 | 9h às 17h)
- Roda de Leitura – Felicidade Clandestina (9/4 a 13/4 | 15h)
- Mural de Curiosidades – Clarice Lispector (9/4 a 13/4 | 9h às 19h30)
- Caracol Literário (9/4 a 13/4 | 9h às 17h)
- Ponto de Leitura (9/4 a 13/4 | 9h às 17h)
- Oficina de Marcadores de Livros (9/4 e 11/4 | 12h às 15h)
- Oficina de Quadrinhos (10/4 e 12/4 | 14h às 15h30)
- Sarau Poético (11/4 | 19h)
- Poesia Falada (13/4 I 16h às 18h)
- Dia 11 às 19h: Sarau Poético
Encontro mensal dos poetas da Oficina da Criação e Poesia, para declamação de poemas autorais, execuções de músicas autorais e bate-papo cultural.
- Dia 13 das 15h às 18h: Lançamento de Livro Infantil
A escritora Rozety Dutra Domingos lança o seu livro infantil Ornitorrinco: Animal Mamífero e Ovíparo da Austrália.
- Dia 27 das 19h às 21h30: Além da Palavra
Recital poético e debate literário sobre os poemas de autores consagrados como Augusto dos Anjos, Adélia Prado, Vinicius de Moraes, Horácio, Leprevost e Chacal, entre outros. As obras serão apresentadas por Juliana Prado, Ivan da Mata Machado, Henrique Cukiermann, Pedro Lage e artistas especialmente convidados.
Sesc Quitandinha
- Dia 17 às 19h30: Fala, Autor!
Atividades de mediação literária e encontro com a escritora convidada, Roseni Kurâni. Natural de Petrópolis, formou-se em Letras e é autora de 20 livros nas categorias Infantil, Infantojuvenil e Adulto. Recebeu, em 2015, os prêmios Clarice Lispector e Guerra Peixe e, em 2012, da Brazilian International Press Awards, em Londres. O encontro terá a mediação da professora Flavia Justen, mestre em educação, mediadora da divisão de leitura da Rede Municipal de Ensino e Coordenadora do Clube de Leitura, voltado para formação de jovens leitores.
- Dia 18 das 10h e 14h: Contos de Lobato
Contação de histórias em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de escritor Monteiro Lobato.
- Dia 21 das 10h às 12h: Performance Poética
Uma dupla de atores/palhaços aborda o público apresentando trechos da literatura nacional com pitadas de músicas e muita alegria. Com a Cia. Sapato Velho.
- Dia 24 às 15h: Sarau
O sarau será composto por poetas, escritores, letristas, músicos, atores e jovens trovadores. A atividade é fruto de uma parceria entre a União Brasileira dos Trovadores Seção Petrópolis e o Segmento de Literatura do Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis.
Sesc Nogueira
- Dia 13 às 14h: O Jacaré Avarento
A obra conta a história de um jacaré que queria a única lagoa da redondeza só para si, e acaba aprendendo com a natureza e com os habitantes dos arredores. Ele acaba compreendendo que não poderia continuar com tal comportamento. A fábula é contada com bonecos e música.
- Dia 23 às 13h: Guardachuvando Histórias
Inspirados pelo livro Guardachuvando Doideiras, da autora Sylvia Orthof, os atores contam histórias infantis com a ajuda de um guarda-chuva “mágico”, onde estão pendurados objetos ou figuras que conduzem as histórias que serão contadas. Cada figura e objeto representam uma história e quem vai escolher a figura é o público. A atividade apresenta diversas histórias da literatura e da tradição oral.
Fonte: G1