As águas geladas do parque natural são disputadas em tempo de calor. Grande número de pessoas frequentava o local e, como isso, a segurança não supria a demanda. Esse foi um dos motivos das mudanças na cobrança de entrada. O chefe do parnaso, Leandro Goulart, explicou o reajuste e disse que é preciso propagar a informação de forma correta.
O alvo é, de fato, reduzir o número de usuários por vez a fim de que haja mais conforto. No último domingo de dezembro, por exemplo, o parque recebeu 4 mil 221 visitantes, sendo 2 mil 131 de Teresópolis, 753 de Petrópolis e 1337 de Guapimirim. Com a cobrança de alta temporada o número fica bem abaixo. SEGUNDO O CRONOGRAMA, o desconto reduzido acontecerá apenas 44 vezes no ano.
A equipe do parque ganhou reforço, depois de pedir ajuda na reunião do conselho de segurança pública, para evitar a prática de atos ilícitos na unidade.
Mas a mudança no valor não foi a única no Parque, outras medidas foram tomadas para amenizar os contratempos.
Com a quantidade menor de visitação, espera-se também um menor número de veículos estacionados ao redor e que, muitas vezes, atrapalhavam o transito já que a avenida é estreita. Segundo informações dentro do parque estão disponíveis, mediante pagamento, cerca de 280 vagas.