O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta última quarta-feira (12) o resultado da “Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°”.
O levantamento analisa os portais da transparência de 691 estados e municípios, onde são colocados dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.
Macaé, no Norte Fluminense, é o município com melhor desempenho do interior do Rio, ocupando a posição 92 do ranking. A cidade com pior desempenho do interior é Itaperuna, no Noroeste, com a posição 649.
Petrópolis teve o melhor destaque na Região Serrana, na posição 110 do levantamento, seguido de Nova Friburgo e Teresópolis, nas posições 331 e 563, respectivamente.
Já na Região dos Lagos, Saquarema obteve a colocação 132. Rio das Ostras ficou em 248º lugar. Na 541ª posição, aparece São Pedro da Aldeia, seguido de Araruama em 546º.
A Prefeitura de Macaé, cidade melhor colocada, informou que o resultado vai ajudar no aprimoramento para que o morador participe efetivamente.
A Prefeitura de Teresópolis disse que trabalha na correção de falhas apontadas pelo levantamento; a de Petrópolis, disse que trabalha para que os dados estejam sempre atualizados; e a de Friburgo informou está avaliando o motivo para a nota da avaliação ter ficado aquém do esperado.
A Prefeitura de Saquarema disse que está empenhada em implantar mais ações para ampliar o sistema de transparência; a de Araruama prevê a regularização das informações e disse que tem um processo licitatório em andamento para isso; a de Rio das Ostras divulgou que ainda está tomando ciência da metodologia e dos quesitos avaliados; e a de São Pedro da Aldeia informou que há equívocos nos resultados e que vai entrar com um recurso nesta semana ainda para tentar impugnar o resultado.
A Prefeitura de Itaperuna ainda não divulgou um posicionamento sobre o resultado.
Fonte: G1