Na manhã desta sexta-feira (23), o 16º Grupamento de Bombeiro Militar, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Teresópolis, realizou uma simulação de acidente de trânsito e resgate de vítimas. O local escolhido foi o cruzamento entre a Avenida Feliciano Sodré e a Rua Tenente Luiz Meirelles, na Várzea, duas das principais vias da cidade.
Com o auxílio da Guarda Municipal na paralisação do trânsito, a simulação de uma colisão entre um carro e uma moto, e o resgate dos motoristas pelos bombeiros militares, atraiu os olhares de quem passava pelo local.
O Subsecretário de Segurança Pública, Gil Wellington, ressaltou a importância da ação de conscientização. “É sempre importante conscientizar os motoristas e pedestres da atenção redobrada no trânsito. Todas as ações que são feitas servem para salvar vidas. Um exemplo é a colocação do canteiro na Avenida Lúcio Meira, próximo à Calçada da Fama. Desde a instalação, não aconteceram mais atropelamentos no local”, destacou o Subsecretário.
De acordo com o Capitão Bombeiro Militar Fábio Pimentel, o trecho onde a ação foi realizada está entre as 10 vias onde mais ocorrem acidentes de trânsito na região serrana. “A Avenida Lúcio Meira é a nona via com mais acidentes de trânsito na região serrana, e a Rua Tenente Luiz Meirelles é a décima. O simulado foi feito entre carro e moto, pois também são os líderes de veículos envolvidos em colisões, vitimando muitas pessoas”, explicou.
Para reduzir os índices de acidentes nas ruas, o Capitão Fabio Pimentel também deu algumas dicas para pedestres e motoristas. “A nossa principal dica é fazer aquilo que o Código de Trânsito preconiza, como dirigir sempre com cinto de segurança, utilizar as setas do carro e respeitar o limite de velocidade de cada via”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social PMT/Fotos: Marcelo Roza