Nesta sexta-feira, 30/07, as mulheres com 36 anos receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Haverá ainda segunda dose para quem está no prazo e antecipação das segundas doses para professores da rede pública e privada de educação, que receberam a primeira dose da Pfizer ou AstraZeneca/Oxford no dia 08/06. A Secretaria de Saúde informa que reavaliará nota técnica e vai considerar tanto o posicionamento do Governo do Estado, quanto o risco da variante Delta. Assim que houver disponibilidade de novas doses, além da antecipação para os professores, é prevista antecipação da segunda dose para mais grupos considerados de risco.
Ainda nesta sexta-feira (30), gestantes e puérperas que receberam a vacina AstraZeneca/Oxford na primeira dose, poderão completar a imunização com a vacina da Pfizer. Esta vacinação mista, com a utilização de imunizantes de dois fabricantes, está respaldada pelo art. 3 da DELIBERAÇÃO CONJUNTA AD REFERENDUM CIB-RJ Nº 06 DE 30 DE JUNHO DE 2021.
Segundo o artigo da deliberação da Comissão Intergestores Bipartite, da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, gestantes e puérperas com e sem comorbidades, que já tenham sido vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca/Oxford, deverão receber a segunda dose da Pfizer, após intervalo de 12 semanas e assim, completar o esquema vacinal com as duas doses.