De autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal nesta quinta (4), Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, o projeto de criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal.
Sem custos para os cofres públicos, o novo órgão terá como objetivo elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado dos animais e à prevenção de agravos à saúde pública e de maus tratos. Vai atuar com pessoal realocado de cargos já existentes em outros setores da Prefeitura.
O Prefeito Vinicius Claussen estava presente na sessão legislativa extraordinária e comemorou a votação. “Essa é uma proposta do nosso plano de gestão e foi elaborada junto com o Vereador Tenente Jaime. A causa animal é uma questão de saúde pública. Desejamos que os donos tenham responsabilidades para ter a tutela e que os animais sejam tratados como merecem”, disse o Prefeito.
A Coordenadoria será vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e fará a interlocução entre os setores da Administração Municipal e também junto ao Legislativo, sociedade civil organizada, entidades e instituições. Entre as ações previstas a serem executadas pela Coordenadoria estão a realização de convênio com o curso de Medicina Veterinária do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) para a realização das cirurgias de castração; a implantação do Sistema de Identificação dos Animais, através de microchips, incentivando a posse responsável; e a realização de campanhas de conscientização sobre posse responsável e de adoção dos animais abrigados no Centro de Triagem Animal, entre outras iniciativas.
“Desde 2011 a cidade tem vários animais abandonados. Naquela época, não tínhamos direção a seguir, mas hoje, dia de São Francisco, protetor do animais, conseguimos essa vitória. É um alento aos protetores e às organizações defensoras da causa animal”, comemorou o Vereador Tenente Jaime.
Fonte: Assessoria de Comunicação