O Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro revelou, nesta terça-feira, os dados do mês de setembro. Ao todo, foram registradas 423 vítimas de homicídio doloso no estado do Rio de Janeiro. O número representa um aumento de 72 vítimas em relação ao mesmo período do ano passado. Já os roubos de rua (roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo) chegaram à marca de 11.199 ocorrências, 4.451 a mais que em setembro de 2015.
No acumulado, com dados de janeiro a setembro, houve aumento de 17,8% nos homicídios dolodos – 3.098 em 2015 contra 3.649 neste ano. Os bairros do Catete, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Humaitá, Urca, Copacabana e Leme, além dos municípios de São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Sumidouro e Carmo, não registraram nenhum homicídio no mês de setembro de 2016.
Já a cidade de Duque de Caxias foi a mais violenta, com 40 assassinatos. Outra zona violenta foi a chamada área integrada de segurança pública (AISP) 24, formada pelos municípios de Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Queimados e Japeri. Ao todo, foram registrados 44 casos na região.
A Região dos Lagos (Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e Arraial do Cabo) foi outra zona com alto índice de homicídios. Foram 37 registros no total.
Os índices de policiais civis e militares mortos em serviço também cresceram. Entre janeiro e setembro de 2016, foram registradas cinco vítimas a mais que em 2015. São 26 casos, contra 21 no ano passado.
Fonte: Extra