O Prefeito Vinicius Claussen recebeu nesta quarta, 06/11, equipe da concessionária de energia elétrica Enel para a apresentação do Plano Verão de Gestão de Emergênciae Crise. O documento foi elaborado pela empresa para atender o município no período de chuvas intensas, previsto para ocorrer entre dezembro de 2024 e os primeiros meses de 2025.
O gerente operacional da Região Serrana, Rodrigo Luiz de Almeida, o especialista em operações comerciais, Luiz Cláudio Nunes, e a executiva de atendimento, Michele Silvia, detalharam o planejamento.
Participaram do encontro os secretários municipais Flavio Castro (Meio Ambiente), Davi Serafim (Obras e Serviços Públicos) e o Coronel Albert Andrade (Defesa Civil), acompanhado do Major Fábio Pimentel (diretor técnico da DC).
Ações e investimentos: Entre as ações elencadas no Plano Verão da Enel estão a ampliação em 100% das equipes de poda, que passou de 8 para 16 em comparação ao Plano Verão 2024/2023; o aumento de 27% das equipes de emergência em relação ao Plano de 2023; a contratação de 08 equipes próprias e o aumento em 30% do quadro técnico/operacional em comparação com o plano anterior; melhorias na rede elétrica e a implementação de serviços preventivos, visando garantir um funcionamento mais eficiente do sistema elétrico durante este período crítico.
De acordo com o documento, de 2021 a 2024 a Enel investiu cerca de R$ 50,6 milhões em Teresópolis com a aquisição de 49 equipamentos telecontrolados, a realização de 654 obras para a conexão de novos clientes e a execução de 180,6km de extensão e recondutoramento.
“Mostramos como estamos nos preparando para enfrentar as adversidades climáticas, que estão cada vez mais severas no Brasil. Somos uma concessionária de serviços essenciais, precisamos nos unir a outros órgãos e ao poder público para oferecer o melhor serviço à população”, destacou Rodrigo Luiz de Almeida.
Até o início de dezembro, a Secretaria Municipal de Defesa Civil lançará o Plano Verão 2024/2025, conjunto de ações para o enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes e que visa dar pronto atendimento à população em situações de emergência.