Cerca de 600 alunos serão beneficiados com o equipamento
Com a presença de secretários municipais, representantes da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), equipe diretiva escolar, professores e alunos, foi inaugurado, nesta quarta-feira, 18, na Escola Municipal Sakurá, no bairro Ermitage, o Laboratório de Iniciação Científica Intramuros da unidade de ensino. Cerca de 600 alunos, do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II, serão beneficiados com a iniciativa.
Idealizado pela Secretaria de Estado e realizado com o apoio da Fundação, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, através das Secretarias Municipais de Educação e de Ciência e Tecnologia. A Escola Municipal Francisco Maria Dállia, localizada no interior, também foi contemplada com um Laboratório Intramuros.
Incentivando a Iniciação Científica
Idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, o projeto de Laboratório de Iniciação Científica “Intramuros” tem por finalidade fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação nos municípios do estado do Rio de Janeiro.
Com a parceria institucional e pedagógica entre SECTI e a Faetec, os laboratórios permitem aos estudantes do ensino fundamental ter o contato prático com a área tecnológica orientada, que ao complementar a teoria já ensinada, leva a um aumento na qualidade do ensino fundamental.
Equipados com materiais modernos, o laboratório é um ambiente propício para a realização de aulas práticas nas áreas de física, química e biologia, proporcionando um primeiro contato de alta qualidade com as ciências e tecnologias. A gestão dos laboratórios cabe à Faetec em parceria com os municípios.
Foto: Bruno Nepomuceno