A Secretaria de Educação e a Fundação Cesgranrio assinaram, ontem, o termo de cooperação que levará o conhecimento da música clássica às 1.249 escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. A parceria prevê que a fundação faça a doação de sete mil kits contendo uma coleção de 28 mil livros para as unidades de ensino.
O material aborda a história de grandes músicos e orquestras, detalha instrumentos e apresenta um estudo profundo sobre a música clássica e suas relações com o mundo atual. Por meio do projeto também serão realizadas duas apresentações semestrais gratuitas aos alunos, professores e equipes das escolas.
Segundo o secretário de Educação, Wagner Victer, associar a música clássica e outras manifestações artísticas com atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula é uma ferramenta importante.
– A cultura e a música são elementos fundamentais na formação dos jovens, gerando interesse nos alunos e, até, reduzindo a evasão escolar – disse o secretário.
Pioneiro
O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, destacou o pioneirismo da parceria.
– É um projeto inédito no país, que vai ao encontro da máxima de que não há educação sem cultura. São quatro livros que sintetizam a música clássica no mundo inteiro, de forma lúdica e interessante, com os títulos Os Barrocos, Os Modernos, Os Românticos e Os Clássicos – destacou.
Fonte: Governo do Rio de Janeiro