O comércio carioca registrou em julho aumento de 1,3% da taxa de inadimplência na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), este foi o maior índice do ano.
Os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito do CDLRio mostraram, ainda, que as Consultas, índice que mostra o movimento do comércio, caíram 6,9%. Já as Dívidas Quitadas, que mostra o número de consumidores que colocaram suas dívidas em dia, aumentaram 1,8%.
Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, a queda de 6,9% nas consultas demonstra o fraco desempenho do comércio na cidade. Segundo ele, isso é reflexo do aumento do desemprego e, também, da expansão do comércio irregular nas ruas da capital fluminense.
O levantamento mostra, também, que na comparação com junho as Consultas e a Inadimplência diminuíram, respectivamente, 1% e 0,9% e as Dívidas Quitadas cresceram 2,2%.
Já no acumulado dos sete primeiros meses do ano, as Consultas recuaram 6,1% e a Inadimplência e as Dívidas Quitadas cresceram, respectivamente, 1% e 0,9% em relação ao mesmo período de 2017.
Inadimplência maior com cheque
O CDLRio informou que a inadimplência com cheques aumentou 1,5% na comparação com julho do ano passado. Já as Consultas e as Dívidas Quitadas caíram, respectivamente, 9,9% e 1,8%.
Na comparação com junho, as Consultas e as Dívidas Quitadas diminuíram, respectivamente, 2,2% e 2,8% e a Inadimplência cresceu 0,6%. No acumulado do ano, a Inadimplência aumentou 1,2% e as Consultas e as Dívidas Quitadas recuaram, respectivamente, 7,9% e 2,8%.
Fonte: G1