Negociação de duas horas entre grevistas e o Comando Conjunto da Intervenção liberou cerca de 300 caminhões com alimentos perecíveis para o Grande Rio. Caminhoneiros na Serra chegaram a sentar no chão, mas militares conseguiram acordo. Grande parte dos 300 caminhões com alimentos, segundo o governo, foi para o Ceasa de Irajá, na Zona Norte, que viveu momentos dramáticos de desabastecimento durante a semana.
Na Baixada, caminhões dispersaram da Rodovia Washington Luís, onde fica a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). O acesso às bicas de abastecimento é livre. Ainda assim, poucos postos estão funcionando e registram filas
Ceasa e abastecimento
A operação de escolta na Serra começou por volta das 0h30, a partir do Km 29 da RJ-130 (Teresópolis-Friburgo), e seguiu até o entroncamento entre a BR-040 e a Avenida Brasil. De lá, os veículos seguiram destinos variados, com destaque para a Ceasa-RJ e para o Cadeg.
“Quem negociou lá na Serra foi a PM. Mulheres e crianças foram obrigadas a sentar na pista. Mas a PM negociou e eles saíram logo em seguida, e o movimento [de escolta] recomeçou”, informou o coronel Carlos Cinelli, porta-voz do Comando Militar do Leste.
No começo desta terça-feira (29), a Ceasa começou a receber mais produtos do que nos últimos dias. “Tá melhorando as coisas, né? Há muito tempo a gente não vê o Ceasa tão vazio”, destacou Denilson, comerciante há 40 anos.
De acordo com os comerciantes, os preços ainda estão altos, mas a perspectiva é que tudo comece a voltar ao normal nesta quarta-feira (30).
A caixa do tomate italiano está sendo comercializada a R$ 130. Os vendedores afirmam que os preços ainda estão acima da média, mas menores do que nos últimos dias.
Transportes
ÔNIBUS
O BRT Rio informa que opera com 10 linhas distribuídas pelos três corredores no horário de pico, entre 5h e 9h. São 131 articulados, ou 40% da frota.
Com as restrições, passageiros voltaram a relatar superlotação e dificuldade para embarcar.
Os serviços do eixo da Avenida Cesário de Melo e do trecho entre Madureira e Galeão permanecem interrompidos.
BARCAS
A CCR Barcas mantém as restrições de viagem nesta terça-feira.
- Na linha Arariboia-Praça 15, os intervalos subiram de 10 para 20 minutos até as 10h; depois, embarcações partem a cada meia hora.
- Na linha Charitas-Praça 15, até as 10h barcas saem de 20 em 20 minutos. Depois, as partidas se restrigem a 11h e 16h30, no sentido Rio, e a 10h30, 16h e 16h40, na direção Niterói.
- De Paquetá ao Rio, as saídas são às 11h40, 14h30, 19h40 e 23h30; para a ilha, barcas partem às 10h30, 10h30, 13h20, 18h30 e 22h15.
- E a travessia Cocotá-Praça 15 continua restrita às viagens de 8h, para o Rio, e 18h40, para a Ilha.
Pontos de bloqueio e trânsito
De acordo com o Centro de Operações, o Rio registrou na manhã desta terça-feira (29), nove pontos de congestionamento até 7h45. A média das últimas três semanas para este horário é de 76 pontos de congestionamento.
A BR-40 está desobstruída, mas muitos caminhões continuam parados às margens da Rodovia Presidente Dutra, altura de Seropédica, um dos pontos de maior concentração do movimento.
Fonte: G1