Notícias

Alunos de Teresópolis se destacam em competições nacionais e são premiados nas Olimpíadas de Português, Matemática e Astronomia

Treze alunos de escolas públicas e privadas de Teresópolis foram premiados, na última segunda-feira, pela Secretaria Municipal de Educação, pelo bom desempenho em três projetos do Ministério da Educação: Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Os eventos tem o objetivo de promover a investigação, produção e promoção da ciência para os estudantes, estimulando a integração, o respeito e a cooperação entre eles.  A premiação aconteceu no auditório da Secretaria e reuniu, além dos alunos, pais e professores.

OBA – Nesta edição, participaram 800 mil alunos de mais de 9 mil escolas e Teresópolis tem o orgulho de ter seis medalhistas nessa etapa. Dos seis, quatro são da E.M. Fazenda Alpina: os alunos Larissa de Carvalho e Théo Lucas receberam medalha de Prata e Samara Florenço e Arthur Neves Maciel, ficaram com a de Bronze. Ainda com a medalha de Bronze, ficaram os alunos Enzo Laffont, do Colégio e Curso Pensi (Alto) e Christian Citrangulo, do Colégio Nossa Senhora do Carmo (Jardim Europa). A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento realizado nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, de todo o Brasil. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasil com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

OLP – A Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’ é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Com o tema “O lugar onde vivo”, que busca valorizar a região onde os estudantes vivem seu dia a dia, a 6ª edição da OLP contou com a participação de 31 escolas da rede pública estadual e municipal.  A competição tem diversas etapas, que incluem oficinas, seleção de textos nas escolas e, em sequência, pelas comissões julgadoras municipal, estadual e nacional. Para a etapa estadual foram selecionados 6 produções textuais e 1 documentário. Na categoria Poema ganharam os textos dos alunos Nathan Lima, da E.M. Vera Maria Vianna Pedrosa (Meudon) e Gabriela Monteiro, da E.M. Professora Aclimeia de Oliveira (São Pedro). Na categoria, Memórias Literárias, o texto da estudante Gabriela Rumns, do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Fátima) foi o escolhido, e no gênero Crônica, a redação de Ana Julia Rosa, da E.M. Ginda Bloch (Alto) foi a vencedora. Finalizando a premiação da 6ª OLP, os alunos João Marcos Miguel Machado, Vitória de Medeiros e Luís Felipe Cortes, todos do Colégio Estadual Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, em Venda Nova, foram os ganhadores da categoria Documentário. E pelo Artigo de Opinião, a estudante Sandra de Carvalho, do Colégio Estadual Lions Club, no Meudon, foi a indicada. 

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Olimpíada é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e desde sua criação tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, além de promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Este ano, a 15ª edição da OBMEP contou com a participação de mais de 18 milhões de estudantes de quase 55 mil escolas de todo o país. Em Teresópolis, os alunos Rebeca Vianna, da E.M. Ginda Bloch (Alto), e José Miguel de Oliveira Granito, da E.M. Francisco Maria Dália (Bonsucesso) foram os premiados da 14ª edição e receberam suas homenagens pelo bom desempenho. Os alunos se sentiram orgulhosos e estimulados com o prêmio. “Estou feliz e orgulhoso pela minha conquista. Vou continuar estudando muito para realizar meu sonho de estudar engenharia química”, disse  José Miguel de Oliveira Granito, do 8º ano.

Fonte: PMT

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top