Unidade atende, a partir do próximo sábado, 15, pacientes com sintomas identificados pelo aplicativo ‘Minha Saúde’, mediante agendamento
A partir do próximo sábado, 15, moradores de Bonsucesso, no 3º Distrito, passam a contar com um centro de atendimento e testagem de pacientes com sintomas suspeitos identificados pela autoavaliação no aplicativo ‘Minha Saúde’, adotado pelo município para monitoramento de casos em potencial de contaminação por COVID-19 na localidade.
Desde junho, os moradores já contam com 4 centros : em instalação na Rua Dr. Aleixo, 85, e no Ginásio Pedrão, na Várzea; no 2º Distrito, em Água Quente; e, no 3º Distrito, em Santa Rosa. Em Bonsucesso, o atendimento vai acontecer nas instalações da E. M. Profª. Mariana Leite Guimarães, segundas e sábados, das 9h às 16h, seguindo todas as medidas de segurança e prevenção ao contágio do Coronavírus.
Protocolo de atendimento:
- De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, para o atendimento nos centros de triagem têm prioridade: idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
- Paciente com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) é acolhido e avaliado, conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID-19 ao fazer a ficha na triagem. Após classificação, pode ser encaminhado para testagem.
- De acordo com a avaliação clínica, é definido se há a necessidade do isolamento domiciliar, encaminhamento para urgência e emergência (UPA 24 horas) e, nos casos mais graves, internação hospitalar através da regulação municipal. O município conta também com o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e Atenção Básica, como rede de apoio.
O aplicativo está disponível, gratuitamente, nos sistemas https://play.google.com/store/apps/details?id=com.prontlife.saude.minha&hl=pt_BR e IOS, e permite realizar triagem, monitorar sintomas e estabelecer contato direto entre o cidadão e o serviço de saúde do município identificados pela autoavaliação no aplicativo ‘Minha Saúde’ adotado pelo município para monitoramento de casos em potencial de contaminação por COVID-19.