A Guarda Municipal de Teresópolis aderiu à campanha ‘Essa vaga não é sua nem por um minuto!’, com o objetivo de conscientizar motoristas a não estacionarem em vagas exclusivas para deficientes.
Cadeiras de roda foram colocadas em vagas de estacionamento com a frase “É só por um minuto!”, para que os motoristas pudessem ter a mesma experiência de uma pessoa com necessidades especiais que tenta estacionar em uma vaga exclusiva e a encontra ocupada por um cidadão que não tem esse direito.
O dia de conscientização também contou com a presença de pessoas com necessidade especiais no local, que puderam relatar suas experiências e dificuldades encontradas para estacionar no dia a dia.
A campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto!” começou em 2011, com a empresária curitibana Mirella Prosdócimo, que é cadeirante e foi agredida verbalmente quando alertou uma motorista que estava estacionando em uma vaga de deficientes. Indignada, a empresária buscou o apoio da população e lançou a campanha, que se espalhou pelas redes sociais. O objetivo do projeto, além da conscientização, é esclarecer questões ligadas à inclusão, como a importância das vagas serem maiores, para que seja possível se movimentar em uma cadeira de rodas de dentro para fora do carro.
Segundo o último Censo, o Brasil tem pelo menos 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social reativou o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, para garantir que estejam sendo desenvolvidas políticas e promoções para a defesa e garantia dos direitos das pessoas deficientes em Teresópolis.
Fonte: Portal Terê – com informações da AsCom PMT