A 5ª edição do Festival Agroserra – da Roça ao Prato acontece neste final de semana em Secretário com muitas novidades e uma intensa programação. De 26 a 28 de julho, o público poderá participar de diversas atividades, incluindo as oficinas gastronômicas, entre elas a do chef convidado Roberto Ravioli, do programa É de Casa, da TV Globo, e do chef Gustavo Aronowick que fará pela primeira vez sua receita que consta na publicação do Comida do Amanhã. “Isto não é apenas um livro de receitas é um jeito de mudar o mundo”, diz o chef. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, da Turispetro e do Sebrae Rio.
Além disso, a agrônoma Rumi Katsumoto conduzirá a Oficina de Horta Orgânica; o chef Maurício Soares, a Oficina de gastronomia “Arroz Cervejeiro”; e o AgroChefinho reunirá crianças e jovens com o tema “Da Roça ao Prato sem Desperdício”.
E reforçando o resgate das tradições locais, o festival promoverá no sábado do evento a 1ª Cavalgada Ecológica AgroSerra. Mas será uma cavalgada diferente, os participantes farão um percurso de 20 km (ida e volta), saindo de Secretário, e pelo caminho vão espalhar sementes de juçara, uma palmeira nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção. “O Agroserra não poderia deixar de fora a tradição da cavalgada, que é marca registrada de Secretário e aliar essa atração ao objetivo sustentável do festival”, destaca Janice Caetano, organizadora do evento.
Capim limão, o eleito
Como em todas as edições do Festival Agroserra, é eleito um ingrediente especial e este ano o capim limão, também conhecido como capim santo, foi o escolhido e fará parte da composição de uma cerveja colaborativa artesanal. O produto será desenvolvido especialmente para o evento pelos cervejeiros da Secreta e da Vila de Secretário. O produto será vendido no festival. Além disso, durante o final de semana do evento, os restaurantes de Secretário vão acrescentar ao cardápio um prato que terá como um dos ingredientes o capim limão.
Todas as atividades oferecidas durante o AgroSerra – da Roça ao Prato serão gratuitas, sendo necessária somente, a inscrição prévia no próprio local do evento para a participação nas oficinas e workshops. O Festival acontece na sexta-feira, das 17h às 23h, no sábado, de 11h às 23h e no domingo, de 10h às 20h.
Confira a Programação do Festival Agroserra:
Dia 26/07 (Sexta- feira):
17h às 23h – Mostra e degustação de produtos de expositores locais e região
19h às 19h30 – Oficina de degustação de cervejas artesanais locais
19h30 às 20h30 – Oficina de gastronomia “Arroz Cervejeiro” com o chef Maurício Soares
21h às 23 h – Apresentação musical com o grupo petropolitano José Luiz e sua banda.
Dia 27 de julho
9 h da manhã – Cavalgada Ecológica AgroSerra
10h às 23h – Mostra e degustação de produtos de expositores locais e região
11h às 12h30 – Oficina de horta orgânica com a agrônoma Rumi Katsumoto
13h às 14h30 – Oficina com chef Roberto Ravioli, do programa É de Casa, “Cozinhando com produtos locais”
15h às 16h30- Agrochef, projeto de cozinha colaborativa com a Comida do Amanhã, chef Gustavo Aronowick
17h30 às 18h30 – Contação de história com o grupo Petropolitano “Verso na Viola”
19h às 20h – Premiação do projeto Talentos da Roça. Apresentação dos cases vencedores com os microempreendedores.
20h30 às 22h – Apresentação da banda petropolitana Tribo de Gonzaga
Dia 28/07 (domingo)
10h às 20h – Mostra e degustação de produtos de expositores locais e região
12h às 13h30 – Apresentação teatral com as crianças do Projeto Amigos da Mata com a peça “Festa na Floresta”
14h às 15h30 – AgroChefinho, cozinha colaborativa com crianças e jovens com o tema “Da Roça ao Prato sem desperdício “, liderado por dois chefs.
16h às 17h30 – Projeto “Asas que Plantam” – Oficina promovida pelo Instituto Caminho da Roça sobre preservação, observação de Aves e Construção de Comedouros
18h às 20h- Apresentação musical moda de viola com Daniel Monnerat