Notícias

Série da Netflix conta mais uma vez com trabalho de teresopolitano na equipe de efeitos visuais

Rua onde foi filmada a cena de abertura da 2ª temporada do Umbrella Academy. O cinema AVON aparece assim que o personagem sai do beco.

Uma das poucas coisas que não foi afetada de forma negativa durante a pandemia que estamos passando foi o mercado de streaming (assistir filmes e séries por uma conexão de internet). Com as pessoas se resguardando em casa, o acesso a serviços como Netflix, Amazon Prime, Youtube e outros serviços de entretenimento online dispararam. Com isso, a agenda de lançamentos não parou. Pelo contrário, em alguns casos foi acelerada para que as plataformas pudessem apresentar material inédito para uma multidão de espectadores confinados e que estavam esgotando o acervo de suas séries favoritas rapidamente.    Mesmo com as produções sendo interrompidas, muitas séries e filmes já tinham encerrado as filmagens e o material estava a todo vapor nos estúdios de pós-produção pelo mundo afora.

Neste cenário, o teresopolitano Antonio Ribeiro, que trabalha na indústria de efeitos visuais para filmes e séries e mora há 5 anos em Toronto, no Canadá, tem novidades sobre os projetos que trabalhou desde antes do início do lockdown e que já foram lançados e ainda outros que estão saindo do forno agora.

Entre os títulos nos quais trabalhou e já foram lançados desde o fim de 2019 está a série para a Netflix “Criando Dion”, onde uma mãe tenta lidar com os super poderes do seu filho enquanto ele mesmo também descobre do que é capaz. “Nessa série trabalhei em várias cenas onde Dion faz objetos flutuarem. O nosso trabalho era conferir uma aparência realista aos brinquedos, eletrodomésticos e todos os demais objetos com os quais o menino estava testando seus poderes”.

Já no campo de filmes, Antonio trabalhou nos efeitos visuais do “Aprendiz de Espiã”, estrelado pelo ator Dave Bautista (Drax em Guardiões da Galáxia) e também “Pense como um Cachorro”, estrelado por Megan Fox (Transformers). Ambos projetos são filmes para a família, com um toque de aventura e foram lançados em serviços “on demand”, devido às condições impostas pelas restrições da pandemia.

Porém a grande cereja do bolo acabou de ficar pronta e estreou agora no dia 31 de julho: a segunda temporada de Umbrella Academy, projeto no qual Antonio trabalhou por quase 1 ano. Conhecida como uma das séries de maior audiência da Netflix, Umbrella Academy é baseada na história em quadrinhos da publicadora Dark Horse e foi criada por Gerard Way e pelo brasileiro Gabriel Bá.

Para se ter uma idéia, o trailer lançado antes da estreia da 2ª temporada atingiu mais de 5 milhões de views somente no Youtube em menos de 1 semana, enquanto fãs do Brasil e do mundo todo comentavam a ansiedade pelo lançamento da série. Uma das cenas mais importantes do trailer e que aparece na abertura desta nova temporada, foi feita pelo estúdio no qual Antonio Ribeiro trabalha e teve a participação direta do teresopolitano, sendo ele um dos poucos brasileiros a trabalhar em todo o projeto.

“A cena de abertura dessa temporada teve participação direta do estúdio em relação ao desenvolvimento da filmagem, o que geralmente não acontece, pois recebemos as cenas já filmadas e prontas para adicionarmos os efeitos visuais. Neste caso, a produção da série juntamente com os Produtores da Netflix discutiram com nosso time de lookdev as melhores soluções para a complexidade da cena que os autores haviam concebido. Foi usado inclusive um caminhão com LiDAR scanner para poder scannear todo o set de filmagem, de forma a usar a referência espacial na hora de criar as cameras virtuais e recolocar tudo em seu lugar na pós-produção.” – comenta Antonio.

E ainda: “a sequência de abertura começa quando o Número 5 cai em um beco por ter sido teletransportado para uma outra época do tempo e cai no meio de um conflito entre dois exércitos em uma rua urbana. A rua usada como base foi em uma cidade próxima a Toronto e foi reconstruída totalmente de forma digital para que pudesse ser destruída e alterada à vontade. Toda a cena tem cerca de três minutos de duração, o que para o time de efeitos visuais é uma eternidade, já que geralmente trabalhamos sempre em cenas de 2, 5 ou no máximo 15 segundos. Além do enorme tempo de toda a ação, ela foi feita de forma a parecer um plano-sequência, ou seja, quando não há cortes e toda a filmagem parece ter sido feita de uma só vez ” – afirma o artista.

Além da extensão da cena de abertura ser um fator de complexidade, Antonio ainda revela que a própria cena em si envolveu inúmeras filmagens separadas, dublês digitais, explosões e extensões de cenário com cameras virtuais. Foi necessário que uma equipe de cerca de 200 pessoas trabalhasse por cerca de 5 meses para que a abertura dessa temporada fosse concluída.

“Trabalhei em diversas partes da sequência de abertura, mas em uma delas fiquei responsável por praticamente toda a composição digital desde o zero até o resultado final. É a parte onde Luther pula de cima de um prédio e vem a se colocar entre Klaus e um disparo de bazuca. A parte filmada é apenas quando Luther cai na frente de Klaus, sendo o restante (quando ele pula, os soldados, o disparo da bazuca, explosão, reflexos, sombras, escombros, fumaça, etc) tudo adicionado digitalmente na pós-produção. Só para essa parte que dura cerca de 7 segundos eu trabalhei por um mês direto” – revela. Toda a sequência de abertura foi, inclusive, revelada na última quarta-feira através do perfil official do Umbrella Academy no Facebook, aumentando ainda mais a ansiedade dos fãs.

Além da parte da abertura do primeiro episódio desta nova temporada de Umbrella Academy, o artista de Teresópolis ainda trabalhou em algumas cenas de outros episódios, como a parte onde centenas de agentes perseguem o Número 5 e Diego ou até mesmo quando ondas de poder emanam de Vanya enquanto ela está numa sala.

Antonio afirma não ser possível ter noção de toda a história, já que mais de 8 estúdios de efeitos trabalharam na série e, portanto, o acesso a toda a sequência das cenas é limitado, mas confessa estar empolgado com o resultado: “quando trabalhei na primeira temporada não conhecia o Umbrella Academy. Depois que foi lançada a série, fui então assistir no Netflix e virei fã. Quando soubemos que trabalharíamos na segunda temporada, fiquei bem empolgado em participar deste projeto enorme, sendo uma das séries mais assistidas e com melhores reviews da Netflix. Já trabalhei – e continuo trabalhando – para muitas produções da Netflix, porém as minhas favoritas foram, sem dúvida, Umbrella Academy e Stranger Things. Então posso dizer que fiquei bastante satisfeito com o resultado de meses de trabalho. É muito empolgante ver uma cena que só você tinha acesso e ficou assistindo repetidas vezes por meses agora estar disponível para o mundo todo”. 

Sobre lançamentos futuros Antonio ainda não pode adiantar muito, em razão dos termos de confidencialidade do estúdio, porém adianta algumas coisas: “estou trabalhando em um filme que deverá sair ano que vem, além de uma série nova para a Netflix com temática de super-heróis”.

Créditos – Umbrella Academy 2

Se quiser conferir o trabalho de efeitos visuais desenvolvido por Antonio Ribeiro e toda a equipe do estúdio no qual ele trabalha em Toronto, no Canadá, a segunda temporada de Umbrella Academy já está disponível na Netflix. Corra lá e aperte o play!

Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top