Notícias

Verão 2017 terá temperaturas mais amenas e temporais

O verão começou oficialmente às 8h44 desta quarta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2017, às 7h29 (horário de Brasília). O meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, diz que o verão de 2017 terá predomínio de temporais e temperaturas mais amenas em relação aos anos anteriores, em vídeo no site do portal que traz as previsões.

“A situação será muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão. Já está chovendo e está bem menos quente do que em 2015 e 2014”, informou o site do Climatempo.

De acordo com Nascimento, o verão traz o máximo de radiação solar chegando ao Hemisfério Sul. É durante o verão que cai a maior parte da chuva na maior parte do Brasil, quando se forma o corredor de umidade da Amazônia carregado de calor e muita umidade, provocando chuvas principalmente no Centro-Oeste e Sudeste. Aumenta a chuva ainda no Nordeste, principalmente no extremo norte da região.

A maior parte das chuvas se concentrará em janeiro e fevereiro. O verão terá o predomínio do fenômeno La Niña, que começou no final de novembro e vai enfraquecer até o final do verão. Esse fenômeno mudará o cenário em comparação com o verão anterior, quando choveu mais no Sul e fez muito calor em todo o Brasil.

“No ano passado havia um forte El Niño, o mais forte do século e o segundo mais forte da história. Neste ano há uma La Niña fraca formada que ao longo do verão 2017 deve se desfazer. Além disso, a temperatura do Oceano Atlântico não está atrapalhando o deslocamento das frentes frias. E a circulação dos ventos na alta atmosfera já está favorecendo a distribuição do ar úmido sobre o país, permitindo a formação das grandes áreas de chuva sobre o Centro-Oeste e sobre o Sudeste”, informou o site do Climatempo.

“As temperaturas podem ficar até abaixo do normal no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste porque com o La Ninã há maior incidência de frentes frias”, explica Nascimento.

As chuvas podem se espalhar por todas as regiões do país, diz o meteorologista. “Em janeiro deve chover acima da normalidade em quase todo o país. Há expectativa de um pouco mais de seca no Sudeste só no mês de fevereiro, mas com chuvas típicas de verão, e durante o mês de março será compensada com chuva acima da média na região”, afirma em vídeo no site do Climatempo.

O Climatempo alerta em seu site que há grandes riscos de deslizamentos de terra nas áreas de serra e encostas do Sudeste, devido ao fato de que a chuva já começou forte na primavera e o solo já está bastante encharcado. Já no Norte os rios se recuperarão em 2017.

Estados e regiões
No Vale do Paraíba, a previsão é de dias quentes, com chuva e incidência de raios. O primeiro dia da nova estação promete ser de calor e sol na maior parte de Santa Catarina. O verão inicia com alerta de chuvas intensas em 77 municípios de Mato Grosso do Sul. O verão começa na quarta-feira (21) com predomínio de sol em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

No Rio de Janeiro, a expectativa é de que as temperaturas fiquem mais amenas que nos últimos dois anos e as chuvas um pouco abaixo da média. O mês mais quente será fevereiro e o mais chuvoso, março. O ano contará com mais frentes frias, o que na prática quer dizer que o Rio intercalará dias de calor intenso com outros menos quentes.

 Fonte: G1
Clique para Comentar

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Popular

To Top